MOBILE LEARNING NO CONTEXTO DA COVID-19, DA OPÇÃO À NECESSIDADE? O CASO DE APRENDIZAGEM ATIVA DE GEOMETRIA COM O PROJETO MAQUETE VIRTUAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114377 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7848 "inscrito_id" => 12074 "titulo" => "MOBILE LEARNING NO CONTEXTO DA COVID-19, DA OPÇÃO À NECESSIDADE? O CASO DE APRENDIZAGEM ATIVA DE GEOMETRIA COM O PROJETO MAQUETE VIRTUAL" "resumo" => "Durante a pandemia de Covid-19, muitas escolas disponibilizaram o ensino remoto aos alunos, através de salas virtuais, com intuito de diminuir o impacto do encerramento dessas escolas. Estudos realizados neste contexto apontam que o mobile learning, mesmo muito pouco explorado, é considerado uma alternativa eficaz. Neste poster, apresenta-se parte dos resultados da investigação que se desenvolveu com os objetivos de: caracterizar os contextos dos alunos da modalidade subsequente do Instituto Federal de Pernambuco, quanto ao uso de tecnologias móveis em contexto educativo e, analisar o impacto do mobile learning no desenvolvimento de competências matemáticas transversais e específicas. Optou-se por um estudo de caso, de natureza qualitativa, subordinado a um paradigma interpretativo, envolvendo professores de matemática e seus respectivos alunos. Concebeu-se e implementou-se uma sequência didática focada em tópicos de geometria com mobile learning num quadro de aprendizagem ativa. A recolha de dados incluiu questionários, observação, diário do investigador, recolha documental e focus group. Concluímos que os smartphones estão inseridos no quotidiano desses alunos, por lazer ou em prol de suas aprendizagens e necessárias ao acompanhamento do ensino remoto; e que, o mobile learning combinado com metodologias ativas, teve um impacto positivo e significativo no desenvolvimento de competências matemáticas transversais e específicas, mostrando-se bastante eficaz com a adoção do ensino remoto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID12074_TB7848_08082024133741.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUGO DANTAS" "autor_nome_curto" => "HUGO DANTAS" "autor_email" => "hugo.dantas@igarassu.ifpe.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114377 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7848 "inscrito_id" => 12074 "titulo" => "MOBILE LEARNING NO CONTEXTO DA COVID-19, DA OPÇÃO À NECESSIDADE? O CASO DE APRENDIZAGEM ATIVA DE GEOMETRIA COM O PROJETO MAQUETE VIRTUAL" "resumo" => "Durante a pandemia de Covid-19, muitas escolas disponibilizaram o ensino remoto aos alunos, através de salas virtuais, com intuito de diminuir o impacto do encerramento dessas escolas. Estudos realizados neste contexto apontam que o mobile learning, mesmo muito pouco explorado, é considerado uma alternativa eficaz. Neste poster, apresenta-se parte dos resultados da investigação que se desenvolveu com os objetivos de: caracterizar os contextos dos alunos da modalidade subsequente do Instituto Federal de Pernambuco, quanto ao uso de tecnologias móveis em contexto educativo e, analisar o impacto do mobile learning no desenvolvimento de competências matemáticas transversais e específicas. Optou-se por um estudo de caso, de natureza qualitativa, subordinado a um paradigma interpretativo, envolvendo professores de matemática e seus respectivos alunos. Concebeu-se e implementou-se uma sequência didática focada em tópicos de geometria com mobile learning num quadro de aprendizagem ativa. A recolha de dados incluiu questionários, observação, diário do investigador, recolha documental e focus group. Concluímos que os smartphones estão inseridos no quotidiano desses alunos, por lazer ou em prol de suas aprendizagens e necessárias ao acompanhamento do ensino remoto; e que, o mobile learning combinado com metodologias ativas, teve um impacto positivo e significativo no desenvolvimento de competências matemáticas transversais e específicas, mostrando-se bastante eficaz com a adoção do ensino remoto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID12074_TB7848_08082024133741.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUGO DANTAS" "autor_nome_curto" => "HUGO DANTAS" "autor_email" => "hugo.dantas@igarassu.ifpe.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }