OS SENTIDOS SE AGRACIAM COM OS AROMAS E TEXTURAS: INCLUSÃO COM CHÁS, ACEITA?
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109798 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1312 "inscrito_id" => 2319 "titulo" => "OS SENTIDOS SE AGRACIAM COM OS AROMAS E TEXTURAS: INCLUSÃO COM CHÁS, ACEITA?" "resumo" => "O presente projeto trata do processo de implantação do Jardim Sensorial foi pensado geometricamente pela professora da unidocência e equipe gestora, buscando proporcionar espaços para circulação dos alunos. Este espaço na escola foi escolhido especificamente pelo fato de já possuir pedras seixos e ficar próxima da sala de recursos multifuncionais. Entende-se que as pedras irão contribuir para facilitar a localização de uma das estudantes que possui deficiência visual (cegueira total) bem como para alguns estudantes com autismo- TEA. O objetivo deste projeto é de proporcionar espaços sensoriais para que os estudantes com deficiência pudessem extrapolar os aromas, texturas e sabores das plantas medicinais. A escolha das espécies foi baseada nos critérios de serem plantas aromáticas, plantas exóticas não invasoras, sendo que todas representassem valores ecológicos, sociais e econômicos, e ainda o compartilhamento de aromas, sensações, sabores, texturas diferentes e sem preocupação. Com isso as práxis pedagógicas se fortaleceram, o envolvimento se estabeleceu e as condições para refletir o hoje e o amanhã se ampliaram, envolvendo assim, escola e família. Gadotti (2203) afirma que as transformações históricas só se transformarão quando incorporadas a vida das pessoas e ao seu cotidiano, e portanto foi possivel pereceber que com este trabalho com o jardim sensorial porpocionou uma ampliação de habilidades olfativas, degustativa e tátil, que auxiliaram os estudantes a perceber com maior propriedade cada planta do que foi plantada no canteiro por eles e para eles. A participação da familia foi fundamental pois propicio a ampliação das relações familiares, nas trocas entre as familias, das mudas e da construção dos canteiros. O canteiro sensorial proporcionou o desenvolvimento de outras habilidades ainda não exploradas pelas estudantes, ampliou o repertório linguístico, imaginários, sensivel, os sentidos de olfato, paladas, tato e audição e o aperfeiçoamento da percepção quanto ao cada muda que foi plantado no canteiro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2319_TB1312_01042024222915.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUDIMARIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RUDIMARIA DOS S" "autor_email" => "rudimaria.santos@unemat.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109798 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1312 "inscrito_id" => 2319 "titulo" => "OS SENTIDOS SE AGRACIAM COM OS AROMAS E TEXTURAS: INCLUSÃO COM CHÁS, ACEITA?" "resumo" => "O presente projeto trata do processo de implantação do Jardim Sensorial foi pensado geometricamente pela professora da unidocência e equipe gestora, buscando proporcionar espaços para circulação dos alunos. Este espaço na escola foi escolhido especificamente pelo fato de já possuir pedras seixos e ficar próxima da sala de recursos multifuncionais. Entende-se que as pedras irão contribuir para facilitar a localização de uma das estudantes que possui deficiência visual (cegueira total) bem como para alguns estudantes com autismo- TEA. O objetivo deste projeto é de proporcionar espaços sensoriais para que os estudantes com deficiência pudessem extrapolar os aromas, texturas e sabores das plantas medicinais. A escolha das espécies foi baseada nos critérios de serem plantas aromáticas, plantas exóticas não invasoras, sendo que todas representassem valores ecológicos, sociais e econômicos, e ainda o compartilhamento de aromas, sensações, sabores, texturas diferentes e sem preocupação. Com isso as práxis pedagógicas se fortaleceram, o envolvimento se estabeleceu e as condições para refletir o hoje e o amanhã se ampliaram, envolvendo assim, escola e família. Gadotti (2203) afirma que as transformações históricas só se transformarão quando incorporadas a vida das pessoas e ao seu cotidiano, e portanto foi possivel pereceber que com este trabalho com o jardim sensorial porpocionou uma ampliação de habilidades olfativas, degustativa e tátil, que auxiliaram os estudantes a perceber com maior propriedade cada planta do que foi plantada no canteiro por eles e para eles. A participação da familia foi fundamental pois propicio a ampliação das relações familiares, nas trocas entre as familias, das mudas e da construção dos canteiros. O canteiro sensorial proporcionou o desenvolvimento de outras habilidades ainda não exploradas pelas estudantes, ampliou o repertório linguístico, imaginários, sensivel, os sentidos de olfato, paladas, tato e audição e o aperfeiçoamento da percepção quanto ao cada muda que foi plantado no canteiro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2319_TB1312_01042024222915.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUDIMARIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RUDIMARIA DOS S" "autor_email" => "rudimaria.santos@unemat.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }