O presente estudo visa investigar como os alunos do ensino médio integrado da rede estadual de ensino, pertencentes à educação profissional, especificamente dos cursos da instituição de educação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) da cidade de Campo Grande - MS, utilizam as tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem e como eles se apropriam dessas tecnologias e exercem sua autonomia digital para além da sala de aula. Esse estudo prevê uma abordagem qualitativa e será realizada uma pesquisa empírica, visando identificar três aspectos: o primeiro relacionado ao levantamento das tecnologias digitais utilizadas pelos alunos do ensino médio integrado, os quais cursam as qualificações desse currículo no SENAC HUB ACADEMY. Para essa etapa, será realizado junto às coordenações pedagógicas, um levantamento documental referente aos equipamentos e plataforma digitais que a instituição possui e são utilizadas em sala de aula por esses alunos; o segundo momento da pesquisa, estará relacionado de como o aluno enxerga essas tecnologias digitais para o seu aprendizado na qualificação profissional, nessa etapa será realizada uma pesquisa qualitativa utilizando os questionários com questões abertas e fechadas através de formulário on-line pela plataforma do Google Forms. Já na terceira e última etapa, será realizada uma entrevista semiestruturada com aproximadamente 10 alunos que participaram e responderam o questionário, visando identificar como ele se apropria das tecnologias digitais e exerce sua autonomia digital na escola e fora dela. Todos esses resultados serão analisados por categorias e conteúdo à luz dos referenciais teóricos que irão subsidiar esse estudo