Nos últimos anos, a inclusão de pessoas com autismo tornou-se uma preocupação socioeducacional e um desafio para pais, professores, profissionais da saúde, pesquisadores e interessados em aprofundar as temáticas ligadas às intervenções lúdicas no processo de integração. Nesse sentido, o objetivo é analisar o lúdico no processo de inclusão de autistas na educação escolar. Para tal, a metodologia empregada é qualitativa, do tipo bibliográfica com a revisão sistemática em bases de dados acadêmicos. Os critérios da pesquisa utilizou-se de busca nas palavras-chave: “inclusão”, “lúdico”, “inclusão e lúdico”. Destas, encontramos os artigos de pesquisa que serão fundamentados em Cardos (2019), Costa (2015), Sousa e Silva (2022), Silva (2022), Crespo e Masson (2020), Ferro, Mendonça e Silva (2020) que exploram os efeitos de intervenções baseadas em brincadeiras em indivíduos com autismo e sua inclusão social. A síntese dos estudos selecionados revela um padrão consistente: a implementação de estratégias lúdicas tem um impacto positivo na inclusão de indivíduos com autismo. Em função disso, os achados da pesquisa mostraram que as estratégias lúdicas na aprendizagem melhoram as habilidades de comunicação, interações sociais e envolvimento geral em vários ambientes. Além disso, os estudos destacaram a necessidade de adaptação das intervenções às preferências e necessidades individuais; a importância das abordagens personalizadas em intervenções baseadas em brincadeiras como ferramentas para a melhoria da integração social e promoção da inclusão de pessoas com autismo.