A formação profissional em nível de mestrado envolve prontidão para perceber, iniciar e implementar o novo. Os graduados do mestrado serão futuros chefes de instituições e organizações. Ou seja, no processo de formação, os alunos do mestrado devem dominar as competências para o desenvolvimento da susceptibilidade individual, grupal e coletiva ao novo. O objetivo deste estudo é apresentar os resultados do projeto de um módulo (disciplina ou seu componente, módulo, etc.) sobre o desenvolvimento da susceptibilidade ao novo com base na abordagem das competências para estudantes de mestrado. A presente investigação científica foi realizada no âmbito do projeto sobre o tema: “Pesquisa e revisão experimental do modelo de formação profissional de nível de mestrado para desenvolver a susceptibilidade ao novo” e é um dos resultados intermediários do projeto. Como resultado, a estruturação da atividade profissional (desenvolvimento da susceptibilidade ao novo) foi realizada com base em uma amostra de recomendações metodológicas para o desenvolvimento de padrões profissionais de acordo com a abordagem das competências; foram descritas as funções específicas de cargo para o desenvolvimento da susceptibilidade ao novo (foram especificadas as principais ações do cargo, conhecimentos necessários, competências e habilidades, assuntos e meios de trabalho); foi desenvolvido um suporte metodológico para o domínio das competências selecionadas para o desenvolvimento da susceptibilidade ao novo (individual, grupal e coletiva) e os resultados de aprendizagem no âmbito do módulo.