FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES ESCOLARES PELA HOMOLOGIA DOS PROCESSOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113922 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7198 "inscrito_id" => 16575 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES ESCOLARES PELA HOMOLOGIA DOS PROCESSOS" "resumo" => "A formação continuada de gestores escolares é fundamental para promover a qualidade do ensino oferecido e acompanhar as mudanças e inovações no campo da educação, entretanto, ainda se apresenta como um desafio, considerando a insuficiência da formação inicial diante as atribuições inerentes ao perfil ocupacional desejado. Isto posto, as formações do grupo de Diretores Escolares e Coordenadores Pedagógicos das 08 escolas SESI-SP do Polo Formativo de Ribeirão Preto é realizada, periodicamente, pela Supervisão Escolar, pautando-se nos referenciais da própria rede de ensino, que reconhece e valoriza seus profissionais, concebendo a formação continuada como indispensável para o desenvolvimento de um trabalho qualitativo, que, a partir da ação reflexiva sobre as experiências, busca transformar as práticas, considerando os diferentes aprendizes, seus contextos, limites e possibilidades e no princípio da homologia dos processos, de Donald Schön, cuja aplicação não é direta, mas que pode ser apreendida ao ensinarmos, utilizando e problematizando as mesmas estratégias que pretendemos que nossos alunos aprendam e incorporem em seu cotidiano profissional, considerando os pilares da andragogia, no ensino para adultos, de Antonio Celso Rezende Garcia. Os resultados são verificados periodicamente, a partir da prática do Diretor Escolar, quando consegue desenvolver processos de gestão para a aprendizagem, alocando todos os recursos possíveis para que a escola cumpra seu objetivo de ensinar e do Coordenador Pedagógico, quando atua como formador e articulador do corpo docente, auxiliando-o a vencer os desafios de seu fazer cotidiano. Cabe ao Supervisor Escolar o acompanhamento sistemático dessas práticas, por meio de atendimentos e verificações in loco, seguidos de feedbacks, para retroalimentação de seu projeto formativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16575_TB7198_27102024191725.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMARA TRALDI" "autor_nome_curto" => "TAMARA" "autor_email" => "tamaratraldi1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113922 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7198 "inscrito_id" => 16575 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES ESCOLARES PELA HOMOLOGIA DOS PROCESSOS" "resumo" => "A formação continuada de gestores escolares é fundamental para promover a qualidade do ensino oferecido e acompanhar as mudanças e inovações no campo da educação, entretanto, ainda se apresenta como um desafio, considerando a insuficiência da formação inicial diante as atribuições inerentes ao perfil ocupacional desejado. Isto posto, as formações do grupo de Diretores Escolares e Coordenadores Pedagógicos das 08 escolas SESI-SP do Polo Formativo de Ribeirão Preto é realizada, periodicamente, pela Supervisão Escolar, pautando-se nos referenciais da própria rede de ensino, que reconhece e valoriza seus profissionais, concebendo a formação continuada como indispensável para o desenvolvimento de um trabalho qualitativo, que, a partir da ação reflexiva sobre as experiências, busca transformar as práticas, considerando os diferentes aprendizes, seus contextos, limites e possibilidades e no princípio da homologia dos processos, de Donald Schön, cuja aplicação não é direta, mas que pode ser apreendida ao ensinarmos, utilizando e problematizando as mesmas estratégias que pretendemos que nossos alunos aprendam e incorporem em seu cotidiano profissional, considerando os pilares da andragogia, no ensino para adultos, de Antonio Celso Rezende Garcia. Os resultados são verificados periodicamente, a partir da prática do Diretor Escolar, quando consegue desenvolver processos de gestão para a aprendizagem, alocando todos os recursos possíveis para que a escola cumpra seu objetivo de ensinar e do Coordenador Pedagógico, quando atua como formador e articulador do corpo docente, auxiliando-o a vencer os desafios de seu fazer cotidiano. Cabe ao Supervisor Escolar o acompanhamento sistemático dessas práticas, por meio de atendimentos e verificações in loco, seguidos de feedbacks, para retroalimentação de seu projeto formativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16575_TB7198_27102024191725.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMARA TRALDI" "autor_nome_curto" => "TAMARA" "autor_email" => "tamaratraldi1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }