A diversificação das metodologias por meio de recursos, abordagens e estratégias pedagógicas contextualizadas proporcionam experiências nas quais o estudante pode participar ativamente, construindo conhecimento. Esse ideário motiva o debate que tem em vista rechaçar as tradicionais metodologias que colocam o estudante na passividade de ouvinte de aulas que mais se assemelham a palestras em sala de aula. Valoriza-se as metodologias de aprendizagem ativa, que proporcionam ao estudante o protagonismo no processo de aprender. O objetivo deste artigo é discutir a partir de Dewey, Vygotsky e Piaget a importância da aprendizagem ativa para a formação do estudante. Como metodologia, realizou-se uma revisão da literatura para buscar elementos nos textos dos teóricos que indicassem a aprendizagem de forma ativa. Os resultados apontam que Dewey, Vygotsky e Piaget trazem nos seus textos fundamentos que podem incentivar nos professores a utilização das metodologias para uma aprendizagem ativa do estudante. São elementos que reforçam a necessidade de pôr fim à mera transmissão de conteúdos, ressignificando a postura do estudante a partir da valorização, como exemplo, da reflexão, da interação, do diálogo e da mediação pedagógica. Conclui-se que a aprendizagem ativa é uma possibilidade de o estudante ser atuante no processo de busca pelo conhecimento, incentivado e orientado pelo professor. Assim, a aprendizagem se torna um processo ativo de construção, em situações voltadas para os interesses, experiência e participação do estudante.