PASSARINHANDO NA UFPB: INTEGRANDO A OBSERVAÇÃO DE AVES AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112255 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4811 "inscrito_id" => 9280 "titulo" => "PASSARINHANDO NA UFPB: INTEGRANDO A OBSERVAÇÃO DE AVES AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM." "resumo" => "A observação de aves em vida livre, também conhecida como birdwatching, é uma atividade recreativa que atrai cada vez mais entusiastas no mundo todo. No projeto “Passarinhando na UFPB!”, essa prática é explorada como uma ferramenta pedagógica, integrando-a ao contexto acadêmico e conectando-a com diversas áreas do conhecimento. Baseado em fundamentos teórico-metodológicos que valorizam a interdisciplinaridade e a aprendizagem experiencial, o projeto desenvolve oficinas para estudantes do Ensino Básico e comunidade geral. As oficinas incluem um componente teórico onde são abordados temas relacionados à biologia das aves, comportamento, classificação, anatomia e ecologia (com conteúdos adequados à cada série escolar), e um componente prático com saídas guiadas para a observação de aves em vida livre, denominadas "passarinhadas". Até o momento foram realizadas 11 oficinas, utilizando-se a Casa da Ciência para as aulas teóricas e áreas verdes do câmpus da UFPB para a prática. Estima-se um total de 395 participantes, dos quais 200 eram do Ensino Básico, enquanto os demais pertenciam ao nível Superior, ou público em geral. Durante as atividades, utilizou-se o Guia de Aves do Campus I da UFPB e materiais didáticos criados no projeto, como diários de campo e jogos temáticos. Também houve contribuições em eventos, como exposições e feiras, alcançando cerca de 300 pessoas. Foi observado engajamento significativo dos participantes, que comumente demonstram interesse em ampliar seus conhecimentos sobre avifauna e conteúdos relacionados. Ainda, nota-se uma melhoria na percepção ambiental, com maior compreensão das interações entre seres vivos e ambiente, e estímulo à reflexão sobre questões ambientais, como tráfico de animais silvestres e importância da preservação ambiental. Assim, o projeto inova ao trazer a observação de aves para o contexto pedagógico, oferecendo uma experiência educativa enriquecedora ao promover o desenvolvimento de uma consciência ambiental voltada para a conservação da biodiversidade, destacando a importância das aves em liberdade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9280_TB4811_17102024112449.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHÁLIA FLÔRES LIMA" "autor_nome_curto" => "Nathália Flôres" "autor_email" => "nathalia.flima@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112255 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4811 "inscrito_id" => 9280 "titulo" => "PASSARINHANDO NA UFPB: INTEGRANDO A OBSERVAÇÃO DE AVES AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM." "resumo" => "A observação de aves em vida livre, também conhecida como birdwatching, é uma atividade recreativa que atrai cada vez mais entusiastas no mundo todo. No projeto “Passarinhando na UFPB!”, essa prática é explorada como uma ferramenta pedagógica, integrando-a ao contexto acadêmico e conectando-a com diversas áreas do conhecimento. Baseado em fundamentos teórico-metodológicos que valorizam a interdisciplinaridade e a aprendizagem experiencial, o projeto desenvolve oficinas para estudantes do Ensino Básico e comunidade geral. As oficinas incluem um componente teórico onde são abordados temas relacionados à biologia das aves, comportamento, classificação, anatomia e ecologia (com conteúdos adequados à cada série escolar), e um componente prático com saídas guiadas para a observação de aves em vida livre, denominadas "passarinhadas". Até o momento foram realizadas 11 oficinas, utilizando-se a Casa da Ciência para as aulas teóricas e áreas verdes do câmpus da UFPB para a prática. Estima-se um total de 395 participantes, dos quais 200 eram do Ensino Básico, enquanto os demais pertenciam ao nível Superior, ou público em geral. Durante as atividades, utilizou-se o Guia de Aves do Campus I da UFPB e materiais didáticos criados no projeto, como diários de campo e jogos temáticos. Também houve contribuições em eventos, como exposições e feiras, alcançando cerca de 300 pessoas. Foi observado engajamento significativo dos participantes, que comumente demonstram interesse em ampliar seus conhecimentos sobre avifauna e conteúdos relacionados. Ainda, nota-se uma melhoria na percepção ambiental, com maior compreensão das interações entre seres vivos e ambiente, e estímulo à reflexão sobre questões ambientais, como tráfico de animais silvestres e importância da preservação ambiental. Assim, o projeto inova ao trazer a observação de aves para o contexto pedagógico, oferecendo uma experiência educativa enriquecedora ao promover o desenvolvimento de uma consciência ambiental voltada para a conservação da biodiversidade, destacando a importância das aves em liberdade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9280_TB4811_17102024112449.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHÁLIA FLÔRES LIMA" "autor_nome_curto" => "Nathália Flôres" "autor_email" => "nathalia.flima@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }