Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ROCHAS COMUNS NO PLANETA TERRA E SEUS MINERAIS: O CARÁTER PRÁTICO NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Estão sendo elaborados kit de rochas e seus minerais, acompanhadas de cartilhas, para estudantes de Ciências do Ensino Básico brasileiro por estudantes de graduação em Ciências Naturais da Universidade de Brasília, sob a orientação da primeira autora. Com o intuito de desenvolver práticas ativas, onde os estudantes possam tocar e analisar o material fornecido, 4 kits serão fornecidos. Dentre as diversas rochas e minerais que compõem o planeta Terra foram selecionadas: (1) o basalto, a rocha ígnea extrusiva mais comum no assoalho oceânico; (2) o granito, rocha ígnea intrusiva bastante comum nos continentes; (3) o arenito, rocha sedimentar detrítica comum em sequências sedimentares continentais e marinhas e seu correspondente, o quartzito, rocha metamórfica comum em regiões que sofreram colisão tectônica; (4) o calcário, rochas sedimentar química comum em sequências marinhas e seu corresponde metamórfico, o mármore, também comum em colisão tectônica. Cada rocha está acompanhada de seus minerais maiores e menores. A interdisciplinaridade poderá ser aplicada na utilização do kit, quando da classificação dos minerais de acordo com suas propriedades físico-químicas (física e química); ou quando da designação de acordo com a sua fórmula composicional química (química); suas proporções na rocha e designação da mesma com base nessa proporção (matemática); conexão com diversas áreas disciplinares quando da explicação do ciclo das rochas e suas transformações, além do português implícito em todo o kit. Além das rochas ígneas mais comuns no planeta, as demais rochas sedimentares e metamórficas foram selecionadas por serem bastante representativas no Distrito Federal, no que possibilita também a contextualização na aprendizagem. A validação do kit será testada na utilização do mesmo em aulas obrigatórias de Ensino de Geociências, em optativas, estágios e residências do Curso de Ciências Naturais dos quais os autores são graduandos, tanto quanto em disciplinas do Mestrado Profissionalizante em Ciências Ambientais da UnB.

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