ROCHAS COMUNS NO PLANETA TERRA E SEUS MINERAIS: O CARÁTER PRÁTICO NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112250 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4804 "inscrito_id" => 14717 "titulo" => "ROCHAS COMUNS NO PLANETA TERRA E SEUS MINERAIS: O CARÁTER PRÁTICO NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Estão sendo elaborados kit de rochas e seus minerais, acompanhadas de cartilhas, para estudantes de Ciências do Ensino Básico brasileiro por estudantes de graduação em Ciências Naturais da Universidade de Brasília, sob a orientação da primeira autora. Com o intuito de desenvolver práticas ativas, onde os estudantes possam tocar e analisar o material fornecido, 4 kits serão fornecidos. Dentre as diversas rochas e minerais que compõem o planeta Terra foram selecionadas: (1) o basalto, a rocha ígnea extrusiva mais comum no assoalho oceânico; (2) o granito, rocha ígnea intrusiva bastante comum nos continentes; (3) o arenito, rocha sedimentar detrítica comum em sequências sedimentares continentais e marinhas e seu correspondente, o quartzito, rocha metamórfica comum em regiões que sofreram colisão tectônica; (4) o calcário, rochas sedimentar química comum em sequências marinhas e seu corresponde metamórfico, o mármore, também comum em colisão tectônica. Cada rocha está acompanhada de seus minerais maiores e menores. A interdisciplinaridade poderá ser aplicada na utilização do kit, quando da classificação dos minerais de acordo com suas propriedades físico-químicas (física e química); ou quando da designação de acordo com a sua fórmula composicional química (química); suas proporções na rocha e designação da mesma com base nessa proporção (matemática); conexão com diversas áreas disciplinares quando da explicação do ciclo das rochas e suas transformações, além do português implícito em todo o kit. Além das rochas ígneas mais comuns no planeta, as demais rochas sedimentares e metamórficas foram selecionadas por serem bastante representativas no Distrito Federal, no que possibilita também a contextualização na aprendizagem. A validação do kit será testada na utilização do mesmo em aulas obrigatórias de Ensino de Geociências, em optativas, estágios e residências do Curso de Ciências Naturais dos quais os autores são graduandos, tanto quanto em disciplinas do Mestrado Profissionalizante em Ciências Ambientais da UnB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14717_TB4804_22052024183149.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANETE MARIA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANETE" "autor_email" => "anetemoliveira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112250 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4804 "inscrito_id" => 14717 "titulo" => "ROCHAS COMUNS NO PLANETA TERRA E SEUS MINERAIS: O CARÁTER PRÁTICO NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Estão sendo elaborados kit de rochas e seus minerais, acompanhadas de cartilhas, para estudantes de Ciências do Ensino Básico brasileiro por estudantes de graduação em Ciências Naturais da Universidade de Brasília, sob a orientação da primeira autora. Com o intuito de desenvolver práticas ativas, onde os estudantes possam tocar e analisar o material fornecido, 4 kits serão fornecidos. Dentre as diversas rochas e minerais que compõem o planeta Terra foram selecionadas: (1) o basalto, a rocha ígnea extrusiva mais comum no assoalho oceânico; (2) o granito, rocha ígnea intrusiva bastante comum nos continentes; (3) o arenito, rocha sedimentar detrítica comum em sequências sedimentares continentais e marinhas e seu correspondente, o quartzito, rocha metamórfica comum em regiões que sofreram colisão tectônica; (4) o calcário, rochas sedimentar química comum em sequências marinhas e seu corresponde metamórfico, o mármore, também comum em colisão tectônica. Cada rocha está acompanhada de seus minerais maiores e menores. A interdisciplinaridade poderá ser aplicada na utilização do kit, quando da classificação dos minerais de acordo com suas propriedades físico-químicas (física e química); ou quando da designação de acordo com a sua fórmula composicional química (química); suas proporções na rocha e designação da mesma com base nessa proporção (matemática); conexão com diversas áreas disciplinares quando da explicação do ciclo das rochas e suas transformações, além do português implícito em todo o kit. Além das rochas ígneas mais comuns no planeta, as demais rochas sedimentares e metamórficas foram selecionadas por serem bastante representativas no Distrito Federal, no que possibilita também a contextualização na aprendizagem. A validação do kit será testada na utilização do mesmo em aulas obrigatórias de Ensino de Geociências, em optativas, estágios e residências do Curso de Ciências Naturais dos quais os autores são graduandos, tanto quanto em disciplinas do Mestrado Profissionalizante em Ciências Ambientais da UnB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14717_TB4804_22052024183149.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANETE MARIA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANETE" "autor_email" => "anetemoliveira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }