ROBÓTICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: UMA ABORDAGEM POR TEMAS DE PESQUISA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113364 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6411 "inscrito_id" => 16896 "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: UMA ABORDAGEM POR TEMAS DE PESQUISA" "resumo" => "A robótica é um dos setores em maior crescimento em todo o mundo, adentrando no cotidiano de algumas sociedades. As inovações tecnológicas e o mercado de robôs estão em expansão, impulsionando o progresso da área em diversos âmbitos incluindo a educação, promovendo aprendizado prático e estimulando o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas. Mesmo com avanços, essa implementação, no sistema educacional brasileiro, ainda ocorre de maneira lenta e pontual, com o propósito de cultivar habilidades em tecnologia, programação e resolução de problemas. O presente estudo, ainda em fase inicial de pesquisa, tem como objetivo descrever e analisar as experiências de ensino e aprendizagem de robótica educacional e pensamento computacional no Núcleo de Educação da Infância (NEI), escola de aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Essa pesquisa se destaca pela inovação em adotar a robótica como ferramenta educacional na educação infantil, alinhando-se ao currículo da escola, que prioriza a metodologia de temas de pesquisa para a construção das aprendizagens. A investigação emerge de um projeto de extensão proposto pelo NEI, visando desenvolver e sistematizar um trabalho pedagógico direcionado às crianças das turmas 3 e 4 da educação infantil (idade entre 3 e 6 anos). Adotamos uma abordagem qualitativa e participativa, englobando observação participante, entrevistas e questionários para coletar dados que promovam uma compreensão detalhada das experiências das crianças e dos professores com as aulas de robótica e pensamento computacional. Para tanto, recorremos aos referenciais teóricos produzidos por Papert (1980) e Freire (1996), a fim de embasar nossa concepção de educação e tecnologia. Como desdobramento, almejamos que esta pesquisa contribua para a integração da robótica educacional e do pensamento computacional no ambiente escolar da infância, facilitando o desenvolvimento de uma formação abrangente que atenda não apenas às demandas científicas e tecnológicas, mas também aos interesses de aprendizado das crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "677e5f6dc974a_08012025082013.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => "2025-01-08 08:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO PAULO BRITO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO PAULO" "autor_email" => "pedro.silva.702@ufrn.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113364 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6411 "inscrito_id" => 16896 "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: UMA ABORDAGEM POR TEMAS DE PESQUISA" "resumo" => "A robótica é um dos setores em maior crescimento em todo o mundo, adentrando no cotidiano de algumas sociedades. As inovações tecnológicas e o mercado de robôs estão em expansão, impulsionando o progresso da área em diversos âmbitos incluindo a educação, promovendo aprendizado prático e estimulando o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas. Mesmo com avanços, essa implementação, no sistema educacional brasileiro, ainda ocorre de maneira lenta e pontual, com o propósito de cultivar habilidades em tecnologia, programação e resolução de problemas. O presente estudo, ainda em fase inicial de pesquisa, tem como objetivo descrever e analisar as experiências de ensino e aprendizagem de robótica educacional e pensamento computacional no Núcleo de Educação da Infância (NEI), escola de aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Essa pesquisa se destaca pela inovação em adotar a robótica como ferramenta educacional na educação infantil, alinhando-se ao currículo da escola, que prioriza a metodologia de temas de pesquisa para a construção das aprendizagens. A investigação emerge de um projeto de extensão proposto pelo NEI, visando desenvolver e sistematizar um trabalho pedagógico direcionado às crianças das turmas 3 e 4 da educação infantil (idade entre 3 e 6 anos). Adotamos uma abordagem qualitativa e participativa, englobando observação participante, entrevistas e questionários para coletar dados que promovam uma compreensão detalhada das experiências das crianças e dos professores com as aulas de robótica e pensamento computacional. Para tanto, recorremos aos referenciais teóricos produzidos por Papert (1980) e Freire (1996), a fim de embasar nossa concepção de educação e tecnologia. Como desdobramento, almejamos que esta pesquisa contribua para a integração da robótica educacional e do pensamento computacional no ambiente escolar da infância, facilitando o desenvolvimento de uma formação abrangente que atenda não apenas às demandas científicas e tecnológicas, mas também aos interesses de aprendizado das crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "677e5f6dc974a_08012025082013.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => "2025-01-08 08:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO PAULO BRITO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO PAULO" "autor_email" => "pedro.silva.702@ufrn.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }