OFICINAS DIALÓGICAS MUSICAIS: NOVAS POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113466 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6556 "inscrito_id" => 17235 "titulo" => "OFICINAS DIALÓGICAS MUSICAIS: NOVAS POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE" "resumo" => "Uma das principais formas de se promover saúde é por meio do ensino e da educação. No caso do presente trabalho, especialmente da educação musical, com ênfase no ensino não-formal. Utiliza-se, aqui, o conceito de ensino não-formal como sendo o desenvolvido em espaços extramuros escolares, em que os processos de ensino-aprendizagem acontecem, com objetivos e intencionalidades. Neste sentido, interligou-se a abordagem CienciArte, a Pesquisa baseada em Artes (PBA), a Educação Não-Formal, a pedagogia de Paulo Freire e o campo da História, estudando promoção de saúde, por meio da arte, analisando seu uso e transformações através da temporalidade. Com isso, buscou-se analisar possíveis contribuições que o fazer musical poderia acarretar no ensino através da construção de Oficinas Dialógicas Musicais. A Oficina foi executada com 33 alunos de um pré-vestibular comunitário em Santa Cruz/RJ. Foram desenvolvidas três atividades amparadas em todo o material teórico abordado durante a pesquisa, em que os participantes foram convidados a participarem e partilharem conjuntamente suas percepções, emoções e sentimentos. Por fim, os participantes entregaram paródias feitas a partir de temáticas desenvolvidas durante as atividades. Assim, as oficinas possibilitaram, tanto em aspectos teóricos quanto práticos, perceber que a união entre CienciArte e PBA, articuladas à educação não-formal, configuraram-se como potentes formas de ensinar, educar, promover saúde, fazer música, entre outras possibilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17235_TB6556_21102024144542.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALIA SENA SASSONE PERRONE" "autor_nome_curto" => "NATHALIA" "autor_email" => "nathalia.perrone10@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113466 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6556 "inscrito_id" => 17235 "titulo" => "OFICINAS DIALÓGICAS MUSICAIS: NOVAS POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE" "resumo" => "Uma das principais formas de se promover saúde é por meio do ensino e da educação. No caso do presente trabalho, especialmente da educação musical, com ênfase no ensino não-formal. Utiliza-se, aqui, o conceito de ensino não-formal como sendo o desenvolvido em espaços extramuros escolares, em que os processos de ensino-aprendizagem acontecem, com objetivos e intencionalidades. Neste sentido, interligou-se a abordagem CienciArte, a Pesquisa baseada em Artes (PBA), a Educação Não-Formal, a pedagogia de Paulo Freire e o campo da História, estudando promoção de saúde, por meio da arte, analisando seu uso e transformações através da temporalidade. Com isso, buscou-se analisar possíveis contribuições que o fazer musical poderia acarretar no ensino através da construção de Oficinas Dialógicas Musicais. A Oficina foi executada com 33 alunos de um pré-vestibular comunitário em Santa Cruz/RJ. Foram desenvolvidas três atividades amparadas em todo o material teórico abordado durante a pesquisa, em que os participantes foram convidados a participarem e partilharem conjuntamente suas percepções, emoções e sentimentos. Por fim, os participantes entregaram paródias feitas a partir de temáticas desenvolvidas durante as atividades. Assim, as oficinas possibilitaram, tanto em aspectos teóricos quanto práticos, perceber que a união entre CienciArte e PBA, articuladas à educação não-formal, configuraram-se como potentes formas de ensinar, educar, promover saúde, fazer música, entre outras possibilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17235_TB6556_21102024144542.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALIA SENA SASSONE PERRONE" "autor_nome_curto" => "NATHALIA" "autor_email" => "nathalia.perrone10@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }