Esta apresentação explora a importância da diversidade cultural na educação e propõe uma abordagem antirracista e intercultural por meio do multiletramento engajado. A proposta pedagógica foi realizada pelos pesquisadores do Grupo Linguagem em Atividade no Contexto Escolar, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LACE-PUCSP) em 2021, no Projeto Brincadas, que surgiu durante a pandemia de COVID-19, como forma de superar as angústias e as dores vividas durante este momento histórico-social em que estávamos envolvidos. Nossa intenção é discutir como a proposta intitulada Fenótipo, apresentada no encontro “Multiletramento Engajado para uma Educação Antirracista”, pode incentivar a diversidade cultural e criar ambientes de aprendizagem inclusivos, onde todas as vozes são reconhecidas e valorizadas. O trabalho do GP LACE está amparado metodologicamente na Pesquisa Crítica de Colaboração (Magalhães, 2011) e, teoricamente, no Multiletramento Engajado (Liberali, 2022), na Interculturalidade (Candau, 2013) e nos estudos decoloniais (Walsh, 2009). Os resultados apontam que esta proposta possibilitou aos participantes observarem o racismo sob diferentes perspectivas, de maneira mais aprofundada, valorizando suas experiências pessoais. Dessa forma, espera-se que a educação contribua significativamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.