O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS COMO UM FACILITADOR DA INCLUSÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110120 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1780 "inscrito_id" => 8981 "titulo" => "O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS COMO UM FACILITADOR DA INCLUSÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA." "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo explorar as diversas maneiras de empregar o uso das tecnologias assistivas no cotidiano escolar, com foco especial na comunicação e inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em fase de alfabetização e na realização das suas atividades de vida diária. Este estudo foi desenvolvido através de um levantamento bibliográfico em artigos científicos, com o objetivo de identificar aspectos importantes atrelados a utilização das tecnologias para crianças autistas. Além disso, apresenta algumas tecnologias assistivas, no intuito de destacar as contribuições que tais tecnologias podem proporcionar quando abordadas na formação inicial e continuada dos docentes, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem e a inclusão. O uso dessas tecnologias é essencial para proporcionar uma melhor qualidade de vida e inclusão para crianças com TEA, elas podem facilitar a realização das atividades de vida diária, a interação com o ambiente escolar, a comunicação com professores e com os outros alunos, promovendo mais autonomia e independência. Contudo, é importante que os professores sejam capacitados para lidar com as tecnologias assistivas, entendendo seu uso, os objetivos e benefícios no processo de ensino, aprendizagem e inclusão. Por fim, concluímos que com o uso adequado e integrado no planejamento pedagógico, essas tecnologias podem ser poderosas aliadas no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dessas crianças. Portanto, é necessário que sejam desenvolvidos cada vez mais estudos e pesquisas na área de tecnologias assistivas para fornecer soluções mais eficazes em prol da inclusão dessas crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8981_TB1780_17032024222420.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA FLÁVIA GARCEZ" "autor_nome_curto" => "ANA GARCEZ" "autor_email" => "ana.garcez@udesc.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110120 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1780 "inscrito_id" => 8981 "titulo" => "O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS COMO UM FACILITADOR DA INCLUSÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA." "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo explorar as diversas maneiras de empregar o uso das tecnologias assistivas no cotidiano escolar, com foco especial na comunicação e inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em fase de alfabetização e na realização das suas atividades de vida diária. Este estudo foi desenvolvido através de um levantamento bibliográfico em artigos científicos, com o objetivo de identificar aspectos importantes atrelados a utilização das tecnologias para crianças autistas. Além disso, apresenta algumas tecnologias assistivas, no intuito de destacar as contribuições que tais tecnologias podem proporcionar quando abordadas na formação inicial e continuada dos docentes, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem e a inclusão. O uso dessas tecnologias é essencial para proporcionar uma melhor qualidade de vida e inclusão para crianças com TEA, elas podem facilitar a realização das atividades de vida diária, a interação com o ambiente escolar, a comunicação com professores e com os outros alunos, promovendo mais autonomia e independência. Contudo, é importante que os professores sejam capacitados para lidar com as tecnologias assistivas, entendendo seu uso, os objetivos e benefícios no processo de ensino, aprendizagem e inclusão. Por fim, concluímos que com o uso adequado e integrado no planejamento pedagógico, essas tecnologias podem ser poderosas aliadas no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dessas crianças. Portanto, é necessário que sejam desenvolvidos cada vez mais estudos e pesquisas na área de tecnologias assistivas para fornecer soluções mais eficazes em prol da inclusão dessas crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8981_TB1780_17032024222420.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA FLÁVIA GARCEZ" "autor_nome_curto" => "ANA GARCEZ" "autor_email" => "ana.garcez@udesc.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }