O gestor escolar é uma das figuras centrais quando se pensa em uma escola que apresenta resultados positivos perante as propostas traçadas para uma educação de qualidade. Junto aos docentes, a comunidade escolar e as famílias dos estudantes, a equipe gestora, composta por diretor, coordenador e secretário, são responsáveis por conduzir o bom andamento de toda a instituição escolar. É imprescindível que os sujeitos que ocupam esses cargos, estejam comprometidos com a escuta ativa, principalmente, proporcione aos docentes o sentimento de confiança e pertencimento – isso porque é o professor quem atua diretamente em sala no processo de ensino e aprendizagem. A escola deve ser um lugar de construção de saberes e opiniões, assim, ambiente efetivo de democracia. Diante desta premissa, o presente estudo se propõe a investigar como práticas de liderança podem semear um clima escolar receptivo ao bem-estar, a satisfação e o desenvolvimento profissional dos docentes, reverberando positivamente no desempenho dos alunos, além de examinar aspectos como: a comunicação, o suporte emocional, o reconhecimento profissional e a promoção de um ambiente colaborativo como política pública do espaço formativo. Acerca da metodologia adotada, a pesquisa é um estudo de caso vivenciado na Escola Municipal Maria Dalva Severino Marreiro, situada no bairro Jardim Iracema, em Fortaleza e possui natureza qualitativa. Como resultado, é esperado proporcionar insights para políticas educacionais e práticas administrativas que possam transformar as escolas em verdadeiros espaços de florescimento para todos os membros da comunidade escolar.