É de conhecimento público que, ao longo da história, mulheres vêm contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento científico nas áreas de ciências. Também tem se destacado a luta de mulheres ao acesso igualitário à educação e em carreiras relacionadas à Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A escola pode atuar de forma determinante para despertar o interesse das meninas em disciplinas que enfatizem um ensino ativo, interdisciplinar e significativo. Nesse contexto, vem sendo planejada uma investigação cujo objetivo geral é analisar contribuições de uma sequência de atividades com ênfase na abordagem STEAM em nível fundamental, para a aprendizagem significativa de conceitos inerentes à Física Moderna, à luz das contribuições das mulheres para a Ciência. Como fundamentação lançar-se-á mão da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Vem sendo conduzida pesquisa qualitativa, iniciada por Revisão Sistematizada da Literatura, cujos critérios de inclusão foram trabalhos sobre o ensino de física na educação básica, com strings de busca, “STEAM”, “Mulheres”, “Ensino de Física” e “Ciências”, publicados em português, nos últimos cinco anos. Foram excluídos artigos pagos, indisponíveis, em inglês e que não apresentam abordagens no ensino de física na educação básica. Entre as bases de periódicos Capes e Google Acadêmico foram analisados seis artigos, os quais mostram resultados positivos do ensino STEAM para aprendizagem sobre Física em nível médio; valorização da Mulher na Ciência; ausência de cientistas em alguns ramos da sociedade.