ENSINO DE FÍSICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA "MENINAS STEAM”: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112168 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4688 "inscrito_id" => 14316 "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA "MENINAS STEAM”: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA" "resumo" => "É de conhecimento público que, ao longo da história, mulheres vêm contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento científico nas áreas de ciências. Também tem se destacado a luta de mulheres ao acesso igualitário à educação e em carreiras relacionadas à Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A escola pode atuar de forma determinante para despertar o interesse das meninas em disciplinas que enfatizem um ensino ativo, interdisciplinar e significativo. Nesse contexto, vem sendo planejada uma investigação cujo objetivo geral é analisar contribuições de uma sequência de atividades com ênfase na abordagem STEAM em nível fundamental, para a aprendizagem significativa de conceitos inerentes à Física Moderna, à luz das contribuições das mulheres para a Ciência. Como fundamentação lançar-se-á mão da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Vem sendo conduzida pesquisa qualitativa, iniciada por Revisão Sistematizada da Literatura, cujos critérios de inclusão foram trabalhos sobre o ensino de física na educação básica, com strings de busca, “STEAM”, “Mulheres”, “Ensino de Física” e “Ciências”, publicados em português, nos últimos cinco anos. Foram excluídos artigos pagos, indisponíveis, em inglês e que não apresentam abordagens no ensino de física na educação básica. Entre as bases de periódicos Capes e Google Acadêmico foram analisados seis artigos, os quais mostram resultados positivos do ensino STEAM para aprendizagem sobre Física em nível médio; valorização da Mulher na Ciência; ausência de cientistas em alguns ramos da sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14316_TB4688_01102024131552.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA LACERDA CALDAS" "autor_nome_curto" => "RENATA CALDAS" "autor_email" => "renata.caldas@iff.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IF FLUMINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112168 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4688 "inscrito_id" => 14316 "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA "MENINAS STEAM”: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA" "resumo" => "É de conhecimento público que, ao longo da história, mulheres vêm contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento científico nas áreas de ciências. Também tem se destacado a luta de mulheres ao acesso igualitário à educação e em carreiras relacionadas à Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A escola pode atuar de forma determinante para despertar o interesse das meninas em disciplinas que enfatizem um ensino ativo, interdisciplinar e significativo. Nesse contexto, vem sendo planejada uma investigação cujo objetivo geral é analisar contribuições de uma sequência de atividades com ênfase na abordagem STEAM em nível fundamental, para a aprendizagem significativa de conceitos inerentes à Física Moderna, à luz das contribuições das mulheres para a Ciência. Como fundamentação lançar-se-á mão da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Vem sendo conduzida pesquisa qualitativa, iniciada por Revisão Sistematizada da Literatura, cujos critérios de inclusão foram trabalhos sobre o ensino de física na educação básica, com strings de busca, “STEAM”, “Mulheres”, “Ensino de Física” e “Ciências”, publicados em português, nos últimos cinco anos. Foram excluídos artigos pagos, indisponíveis, em inglês e que não apresentam abordagens no ensino de física na educação básica. Entre as bases de periódicos Capes e Google Acadêmico foram analisados seis artigos, os quais mostram resultados positivos do ensino STEAM para aprendizagem sobre Física em nível médio; valorização da Mulher na Ciência; ausência de cientistas em alguns ramos da sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14316_TB4688_01102024131552.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA LACERDA CALDAS" "autor_nome_curto" => "RENATA CALDAS" "autor_email" => "renata.caldas@iff.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IF FLUMINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }