GEOGRAFIAS DO VIVIDO: ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ALUNOS EM CONTEXTOS SOCIAIS POPULARES NO IFRS – CAMPUS RIO GRANDE/RS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110166 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1843 "inscrito_id" => 7429 "titulo" => "GEOGRAFIAS DO VIVIDO: ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ALUNOS EM CONTEXTOS SOCIAIS POPULARES NO IFRS – CAMPUS RIO GRANDE/RS" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo abordar estratégias didático-pedagógicas no ensino-aprendizagem de Geografia com a finalidade de contribuir para a permanência e êxito dos alunos vinculados aos grupos sociais populares no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) - Campus Rio Grande/RS. A importância de reconhecer a sala de aula como um espaço diverso e multicultural é justificada na perspectiva teórico-metodológica freireana, com a valorização dos conceitos de cultura, diversidade e multiculturalidade. A proposta também se embasa em uma abordagem descolonial, a qual envolve uma releitura das diversas práticas multiterritoriais, com a finalidade de construir novas abordagens de análise socioespacial, as quais ao longo do tempo estiveram silenciadas pelas diversas lógicas dominantes. Essa análise é fundamental para entender as singularidades locais e os contextos sociais dos alunos, a fim de construir narrativas particulares dos seus contextos de (re)existência. Dessa forma, ao longo da discussão dos resultados são analisadas mediações do fazer pedagógico vinculado à realidade dos alunos provenientes dos segmentos populares, com a produção de poesias, construção de narrativas e relação dos seus modos próprios de existência com obras literárias. Por fim, através dos pilares da educação profissional, que envolve o ensino, a pesquisa e a extensão, essa proposta visa valorizar a produção dos trabalhos realizados pelos alunos, seus vínculos comunitários e identitários, relacionando-os a uma práxis pedagógica alistada contra todas as formas de exclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID7429_TB1843_02042024162047.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZELE BORGES NUNES" "autor_nome_curto" => "ROZELE NUNES" "autor_email" => "rozele.nunes@riogrande.ifrs.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110166 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1843 "inscrito_id" => 7429 "titulo" => "GEOGRAFIAS DO VIVIDO: ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ALUNOS EM CONTEXTOS SOCIAIS POPULARES NO IFRS – CAMPUS RIO GRANDE/RS" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo abordar estratégias didático-pedagógicas no ensino-aprendizagem de Geografia com a finalidade de contribuir para a permanência e êxito dos alunos vinculados aos grupos sociais populares no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) - Campus Rio Grande/RS. A importância de reconhecer a sala de aula como um espaço diverso e multicultural é justificada na perspectiva teórico-metodológica freireana, com a valorização dos conceitos de cultura, diversidade e multiculturalidade. A proposta também se embasa em uma abordagem descolonial, a qual envolve uma releitura das diversas práticas multiterritoriais, com a finalidade de construir novas abordagens de análise socioespacial, as quais ao longo do tempo estiveram silenciadas pelas diversas lógicas dominantes. Essa análise é fundamental para entender as singularidades locais e os contextos sociais dos alunos, a fim de construir narrativas particulares dos seus contextos de (re)existência. Dessa forma, ao longo da discussão dos resultados são analisadas mediações do fazer pedagógico vinculado à realidade dos alunos provenientes dos segmentos populares, com a produção de poesias, construção de narrativas e relação dos seus modos próprios de existência com obras literárias. Por fim, através dos pilares da educação profissional, que envolve o ensino, a pesquisa e a extensão, essa proposta visa valorizar a produção dos trabalhos realizados pelos alunos, seus vínculos comunitários e identitários, relacionando-os a uma práxis pedagógica alistada contra todas as formas de exclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID7429_TB1843_02042024162047.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZELE BORGES NUNES" "autor_nome_curto" => "ROZELE NUNES" "autor_email" => "rozele.nunes@riogrande.ifrs.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }