CONEXÕES ENTRE A ABORDAGEM CIENCIARTE E A PESQUISA BASEADA EM ARTES: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113469 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6560 "inscrito_id" => 16184 "titulo" => "CONEXÕES ENTRE A ABORDAGEM CIENCIARTE E A PESQUISA BASEADA EM ARTES: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE" "resumo" => "Na busca por diferentes formas de pensar, educar e refletir, a presente investigação partiu da interface entre CienciArte e Pesquisa Baseada em Artes (PBA) como potencialidades para o ensino em biociências e saúde, com ênfase na Educação em Saúde e Promoção da Saúde. O objetivo da pesquisa foi investigar as possibilidades das narrativas literárias como estratégia para o ensino em biociências e saúde por meio da construção, avaliação e realização de Oficinas Dialógicas de Narrativas Literárias (ODLN). O referencial teórico-metodológico foi desenvolvido por meio da articulação entre dois pilares principais: a abordagem CienciArte e a PBA, bem como, a pedagogia freiriana e o Ensino não-formal. O estudo foi realizado de forma virtualizada em três oficinas com 27 participantes ao todo, compostas por alunos, professores e profissionais de saúde da FIOCRUZ - Rio de Janeiro. As atividades desenvolvidas envolveram: autoconhecimento, acolhimento e empatia, desenvolvimento e sensibilização, compartilhamento de ideias, histórias/narrativas, produção de obras de narrativas literárias, entre outras. Por meio de formulários de avaliação anônimos, pode-se obter o feedback sobre as atividades, assim como, as obras criadas nas oficinas transformaram-se em resultados essenciais para a análise da ODNL. A partir das oficinas, os participantes tiveram acesso a atividades que estimulam criatividade, imaginação, autoconhecimento, bem-estar, interações sociais, entre outros aspectos. Dessa forma, a investigação proporcionou contribuições para o desenvolvimento de ferramentas e estratégias de Ensino em Biociências e Saúde que favorecem o ensino interdisciplinar e transdisciplinar, estimulando a imaginação, os processos criativos e de aprendizagem. Com isso, salienta-se que é fundamental o incentivo a pesquisas nesse campo, ainda pouco explorado no Brasil, ampliando os conhecimentos nas conexões entre ensino, saúde, ciência, arte e pesquisa rumo à transdisciplinaridade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16184_TB6560_19102024094251.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELLE MACÊDO FERNANDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADRIELLE" "autor_email" => "adrielle.mfernandes1@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113469 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6560 "inscrito_id" => 16184 "titulo" => "CONEXÕES ENTRE A ABORDAGEM CIENCIARTE E A PESQUISA BASEADA EM ARTES: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE" "resumo" => "Na busca por diferentes formas de pensar, educar e refletir, a presente investigação partiu da interface entre CienciArte e Pesquisa Baseada em Artes (PBA) como potencialidades para o ensino em biociências e saúde, com ênfase na Educação em Saúde e Promoção da Saúde. O objetivo da pesquisa foi investigar as possibilidades das narrativas literárias como estratégia para o ensino em biociências e saúde por meio da construção, avaliação e realização de Oficinas Dialógicas de Narrativas Literárias (ODLN). O referencial teórico-metodológico foi desenvolvido por meio da articulação entre dois pilares principais: a abordagem CienciArte e a PBA, bem como, a pedagogia freiriana e o Ensino não-formal. O estudo foi realizado de forma virtualizada em três oficinas com 27 participantes ao todo, compostas por alunos, professores e profissionais de saúde da FIOCRUZ - Rio de Janeiro. As atividades desenvolvidas envolveram: autoconhecimento, acolhimento e empatia, desenvolvimento e sensibilização, compartilhamento de ideias, histórias/narrativas, produção de obras de narrativas literárias, entre outras. Por meio de formulários de avaliação anônimos, pode-se obter o feedback sobre as atividades, assim como, as obras criadas nas oficinas transformaram-se em resultados essenciais para a análise da ODNL. A partir das oficinas, os participantes tiveram acesso a atividades que estimulam criatividade, imaginação, autoconhecimento, bem-estar, interações sociais, entre outros aspectos. Dessa forma, a investigação proporcionou contribuições para o desenvolvimento de ferramentas e estratégias de Ensino em Biociências e Saúde que favorecem o ensino interdisciplinar e transdisciplinar, estimulando a imaginação, os processos criativos e de aprendizagem. Com isso, salienta-se que é fundamental o incentivo a pesquisas nesse campo, ainda pouco explorado no Brasil, ampliando os conhecimentos nas conexões entre ensino, saúde, ciência, arte e pesquisa rumo à transdisciplinaridade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16184_TB6560_19102024094251.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELLE MACÊDO FERNANDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADRIELLE" "autor_email" => "adrielle.mfernandes1@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }