Na maioria das escolas, principalmente da rede pública, os únicos recursos pedagógicos disponíveis são escassos e requer do professor o comprometimento de despertar o interesse do educando. No ensino de química, a experimentação é um dos principais recursos para a aprendizagem, despertando a curiosidade, as habilidades e contribuindo de forma eficaz para a construção do conhecimento. Este estudo teve como principal objetivo a realização de uma abordagem pedagógica com o uso da experimentação realizada em aulas da disciplina de Química Orgânica em uma escola da cidade de Campina Grande-PB, a qual teve como público alvo os alunos do 2° ano do Ensino Médio. Inicialmente foram apresentados os conceitos de hidrocarbonetos e em seguida foi desenvolvida uma aula experimental com o intuito de observar se ocorreu uma melhor fixação dos conteúdos. A aula prática foi desenvolvida com materiais alternativos com o objetivo de analisar as possibilidades de desenvolver uma aula experimental em escolas que não possuem um laboratório, proporcionando aos docentes a possibilidade de desenvolver a prática sem precisar de materiais sofisticados e vidrarias específicas. Observou-se que o resultado final foi significativo, uma vez que o foco metodológico era analisar a aprendizagem dos alunos de acordo com o desenvolvimento das aulas experimentais e foi possível observar os questionamentos realizados, a curiosidade em ver os resultados e a motivação em desenvolver a aula. Conclui-se, portanto, que a experimentação no ensino de química é imprescindível para tornar a compreensão dos conteúdos mais significativa, principalmente quando se faz uso de materiais alternativos.