Com o avanço das tecnologias da informação e comunicação (TICs), emergem novas oportunidades de interação e acesso ao conhecimento. Entretanto, traz uma série de desafios relacionados à segurança online de crianças e adolescentes e a formação de professores no que tange ao desenvolvimento de habilidades digitais. Neste contexto, a Safernet Brasil, organização que promove Direitos Humanos na Internet há 18 anos, em parceria com o Governo do Reino Unido, desenvolveram o projeto Disciplina de Cidadania Digital que oferece um currículo para apoiar Secretarias de Educação e escolas públicas na implementação de ações e práticas pedagógicas sobre o uso consciente das TICs. Dentre as ofertas do projeto, estão um curso de formação de 40 horas e um caderno de aulas com ementa, planos de aula, slides e conteúdo complementar para aplicação pelos professores do Ensino Fundamental II e Médio. Os planos de aula estimulam a participação de estudantes com metodologias ativas de aprendizagem. A iniciativa contribui para a inovação educacional e curricular e auxilia educadores a preparar crianças e adolescentes para o pleno exercício da cidadania em um mundo cada vez mais conectado. Os conteúdos foram desenvolvidos seguindo diretrizes e marcos legais, em especial a Competência Geral 5 de Cultura Digital da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Lei 13.185/2015, que cria o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), a Lei 13.819/2019, de Prevenção da Automutilação e Suicídio, e a Lei 12.965/2014, do Marco Civil da Internet. Além disso, também se alinha à Convenção dos Direitos da Criança (especificamente o Comentário Geral n° 25). Desde 2022, o projeto alcançou mais de 29 mil estudantes em 16 estados e 259 escolas de 179 municípios brasileiros, evidenciando a importância de iniciativas como essa para apoiar professores na promoção do uso seguro da Internet em seus territórios.