Esta pesquisa aborda discussões sobre o programa de monitória no curso de Licenciatura em Pedagogia. Partindo uma problemática fazer ou não fazer monitoria na graduação? O objetivo teste trabalho é apresentar e analisar as atividades desenvolvidas no programa de monitoria no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí no Campus Amílcar Ferreira Sobral. A metodologia utilizada é o relato de experiências, partindo de uma pesquisa qualitativa e de campo. O aporte teórico parte das contribuições de Candau (1986), Manacorda (1989), Bastos, (1999), Monereo (2007) Serafim e Boruchovitch (2010), Sampaio, Polydoro & Rosário (2012), Silveira e Oliveira (2016) Bianchi e Godoy (2017) e Pimenta (2022). Durante a formação docente, aprende-se a ser professor com as atividades desenvolvidas na monitória durante o período que antecede a prática profissional, quando ainda se é aluno e se constrói uma imagem idealizada do que é ser professor. A monitoria oportuniza a relação entre aluno e professor gerando inovação nas práticas de ensino, uma vez que o monitor ainda por ter maior aproximação com o alunado traz uma visão que ajuda na prática em sala de aula. Ter está experiência mostrou quanto o exercício da monitoria pedagógica se mostrou relevante para o desenvolvimento da prática docente dos monitores, certamente a melhor escolha é fazer a monitória.