Este trabalho foi desenvolvido no âmbito dos estudos realizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (GEPEI), vinculado à Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O objetivo foi analisar como as brincadeiras e interações são promovidas em uma turma de pré-escola, reconhecendo a brincadeira como um direito garantido às crianças pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Usou-se nesta pesquisa, inicialmente bibliográfica e ao final aprofundada com um estudo de campo em uma instituição de educação infantil de Itapipoca (Ceará). Os resultados parciais apresentam que durante as brincadeiras, as crianças compartilham experiências, conhecimentos e estabelecem conexões sociais e emocionais. A finalidade da Educação Infantil é proporcionar o desenvolvimento integral da criança em todos os aspectos, visando complementar a Educação recebida na família e em toda a comunidade em que ela vive. O ato de brincar estimula a criança a assumir um papel investigativo e ativo na construção de sua própria aprendizagem. Não se trata apenas de uma atividade lúdica, mas também de um meio indispensável para o desenvolvimento infantil. A partir das reflexões instigadas na pesquisa, foi possível chegar à conclusão da grandiosa importância do brincar na Educação Infantil, pois é a partir dela que a criança desenvolve vários âmbitos como: cognitivo, emocional e social.