A disciplina de Ciências pode ser por vezes difícil de assimilar para os alunos e as aulas práticas facilitam a compreensão da matéria. Quando falamos de solo, é fácil e acessível realizar uma aula onde os alunos podem aprender na prática o conteúdo visto em sala de aula. O objetivo desse trabalho foi apresentar uma aula prática de Ciências sobre solos para facilitar o processo de aprendizagem. A aula foi feita na turma do 3° ano do ensino fundamental em uma escola pública de Fortaleza. Os alunos foram levados até a área externa da escola para observar o solo ao redor do prédio, vários tipos de solo foram observados, a professora coletou três tipos de solo em sacos plásticos e retornou com os alunos para a sala de aula. Ao retornar, foram dadas instruções para que os alunos fizessem a mesma coleta em casa ou área externa próxima, deveriam colar uma etiqueta de identificação na amostra e resolver a atividade do livro sobre esse experimento e trazer na próxima aula de Ciências. Na semana seguinte os alunos trouxeram o material de coleta, a professora pegou um pouco de cada solo, colou em papel madeira e fixou na sala de aula para visualização de todos. Os alunos demonstraram entusiasmo na aula prática e tarefa de casa, além de entendimento sobre o assunto. Nas amostras trazidas por eles, foi possível observar três tipos de solo.