AULA PRÁTICA DE SOLOS PARA ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110411 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2189 "inscrito_id" => 4838 "titulo" => "AULA PRÁTICA DE SOLOS PARA ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A disciplina de Ciências pode ser por vezes difícil de assimilar para os alunos e as aulas práticas facilitam a compreensão da matéria. Quando falamos de solo, é fácil e acessível realizar uma aula onde os alunos podem aprender na prática o conteúdo visto em sala de aula. O objetivo desse trabalho foi apresentar uma aula prática de Ciências sobre solos para facilitar o processo de aprendizagem. A aula foi feita na turma do 3° ano do ensino fundamental em uma escola pública de Fortaleza. Os alunos foram levados até a área externa da escola para observar o solo ao redor do prédio, vários tipos de solo foram observados, a professora coletou três tipos de solo em sacos plásticos e retornou com os alunos para a sala de aula. Ao retornar, foram dadas instruções para que os alunos fizessem a mesma coleta em casa ou área externa próxima, deveriam colar uma etiqueta de identificação na amostra e resolver a atividade do livro sobre esse experimento e trazer na próxima aula de Ciências. Na semana seguinte os alunos trouxeram o material de coleta, a professora pegou um pouco de cada solo, colou em papel madeira e fixou na sala de aula para visualização de todos. Os alunos demonstraram entusiasmo na aula prática e tarefa de casa, além de entendimento sobre o assunto. Nas amostras trazidas por eles, foi possível observar três tipos de solo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4838_TB2189_05042024162750.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELOÁ CRISTINA ARRUDA MARTINS" "autor_nome_curto" => "ELOÁ CRISTINA" "autor_email" => "eloa.martins@aluno.uece.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110411 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2189 "inscrito_id" => 4838 "titulo" => "AULA PRÁTICA DE SOLOS PARA ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A disciplina de Ciências pode ser por vezes difícil de assimilar para os alunos e as aulas práticas facilitam a compreensão da matéria. Quando falamos de solo, é fácil e acessível realizar uma aula onde os alunos podem aprender na prática o conteúdo visto em sala de aula. O objetivo desse trabalho foi apresentar uma aula prática de Ciências sobre solos para facilitar o processo de aprendizagem. A aula foi feita na turma do 3° ano do ensino fundamental em uma escola pública de Fortaleza. Os alunos foram levados até a área externa da escola para observar o solo ao redor do prédio, vários tipos de solo foram observados, a professora coletou três tipos de solo em sacos plásticos e retornou com os alunos para a sala de aula. Ao retornar, foram dadas instruções para que os alunos fizessem a mesma coleta em casa ou área externa próxima, deveriam colar uma etiqueta de identificação na amostra e resolver a atividade do livro sobre esse experimento e trazer na próxima aula de Ciências. Na semana seguinte os alunos trouxeram o material de coleta, a professora pegou um pouco de cada solo, colou em papel madeira e fixou na sala de aula para visualização de todos. Os alunos demonstraram entusiasmo na aula prática e tarefa de casa, além de entendimento sobre o assunto. Nas amostras trazidas por eles, foi possível observar três tipos de solo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4838_TB2189_05042024162750.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELOÁ CRISTINA ARRUDA MARTINS" "autor_nome_curto" => "ELOÁ CRISTINA" "autor_email" => "eloa.martins@aluno.uece.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }