RESUMO O objetivo deste trabalho, através da abordagem do tema de marketing pessoal é verificar como este influencia na formação discente dos alunos dos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFTM – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia, tendo-se por base a realidade exigida nos dias atuais para qualquer profissional, em qualquer área observando-se que as pessoas devem se preparar para se apresentarem bem em qualquer situação. Para conceber uma abordagem diretiva, foram confrontadas as perspectivas da carreira tradicional e das profissões em desenvolvimento neste século, articulando-as a aspectos referentes ao marketing pessoal, assumido como instrumento de interferência no desenvolvimento das carreiras, visto que considerando o mercado atual num cenário cada vez mais competitivo, excitado, saturado e com profissionais cada vez mais capacitados, criar um diferencial, torna-se necessário e pontual. Por meio de uma abordagem bibliográfica realizada sobre o tema, percebe-se que o foco, a persistência e objetivos bem definidos e delineados como visão, valores e metas são de suma importância além de uma rede de network e hábitos saudáveis buscando atender tanto as demandas da instituição no qual atuará o futuro profissional, quanto as suas expectativas para o futuro, que nem sempre são convergentes com as primeiras.