Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE HISTÓRIA E O ESPAÇO MEMÓRIA: POSSÍVEIS CAMINHOS PARA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo estabelecer o contato dos estudantes do Curso de História e do Ensino Médio com o campo da pesquisa patrimonial, enquanto estratégia de ensino e aprendizagem na área da História. Trata-se de evidenciar, a partir de relatos de experiência dos estudantes, um projeto em andamento, que vem sendo desenvolvido no âmbito do Curso de História, em diferentes etapas, em parceria com os bolsistas do PIBID e os estudantes do Ensino Médio, na disciplina de História. A primeira etapa do projeto consistiu na visitação ao Espaço Memória, e realização de aulas-campi, estigando os estudantes à curiosidade, levando-os a aproximar suas vivências cotidianas com a história local, a partir da oralidade e da memória das ações da missão dominicana em Conceição do Araguaia. A segunda etapa do projeto prever consultas aos documentos e objetos preservados no Espaço Memória, onde também se localiza a Capela Santa Rosa, uma das construções mais antigas da cidade, e que remonta os idos da ocupação do que mais tarde viria a se tornar o município de Conceição do Araguaia; o que permitirá aos educandos compreender os limites entre a memória e a construção da história. Considerado um patrimônio histórico da cidade, a Capela de Santa Rosa é um local que, além de preservar a memória visual dos tempos mais remotos da cidade, serve também para guardar objetos, fotos, imagens e documentos que se vincula à história, mais precisamente, à passagem dos frades e freiras da Congregação Dominicana, responsáveis por estabelecer nessa localidade a primeira escola da região do “Araguaia Paraense”, visando a educação e catequese de nativos indígenas e colonos. Para tanto, nos utilizaremos das possíveis técnicas da metodologia da pesquisa de campo. Ressaltamos os eixos norteadores dessa pesquisa no campo da história e memória, da educação patrimonial e da consciência histórica.

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