A Educação a Distância (EAD) é um tema amplamente debatido em seminários nacionais e internacionais há décadas, tanto no Brasil quanto no mundo. No entanto, sua implementação no contexto da Educação Básica enfrenta desafios decorrentes de restrições normativas e pedagógicas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Este estudo visa compreender até que ponto as instituições de ensino básico brasileiras podem adotar a modalidade de ensino a distância. A partir de uma análise bibliográfica e documental, observa-se que historicamente a EAD começou a emergir no Brasil nas universidades públicas a partir da década de 1970, sendo regulamentada pelo decreto nº 2494/98. No entanto, as conceituações sobre EAD evoluíram ao longo do tempo, como evidenciado pelo decreto nº 9.057 de 2017, que redefine a modalidade educacional em conformidade com as transformações culturais e tecnológicas. Apesar da presença da EAD em dispositivos normativos importantes, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), existem diversos desafios no sistema educacional brasileiro para sua efetiva implementação no ensino básico. Estes desafios incluem preconceitos, falta de infraestrutura tecnológica adequada e déficit na formação continuada dos professores. Diante deste cenário, esta pesquisa buscou responder à pergunta: De que forma a educação básica se delineia na modalidade a distância, considerando as restrições normativas e pedagógicas presentes no contexto da educação brasileira? Esse trabalho tem o objetivo de contribuir para uma compreensão mais profunda dos desafios e oportunidades da EAD no ensino básico, destacando a necessidade de políticas públicas mais eficazes nesta área.