Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS QUE INSPIRAM: O PAPEL DAS AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA NO ENSINO BÁSICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111964
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4400
    "inscrito_id" => 589
    "titulo" => "PRÁTICAS QUE INSPIRAM: O PAPEL DAS AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA NO ENSINO BÁSICO"
    "resumo" => "O presente trabalho objetivou investigar o impacto das aulas práticas no envolvimento e motivação dos alunos e o aprimoramento do ensino de biologia. O ensino de ciências é um campo que combina teoria e prática para promover a compreensão dos conceitos científicos. A Citologia é fundamental para a compreensão da funcionalidade da célula como unidade viva, tema relevante para a educação em ciências. Entretanto, a falta de ligação entre os conceitos científicos e sua aplicação no cotidiano dos alunos dificulta seu ensino, pois geralmente é abordada isoladamente na introdução da Biologia, resultando em uma impressão limitada da célula. Neste cenário, as aulas práticas em biologia podem exercer um papel importante no aprendizado, proporcionando experiências concretas com os conteúdos científicos. Nas aulas práticas, os alunos têm a chance de realizar experimentos e observar fenômenos biológicos, podendo aumentar sua motivação para aprender e participar ativamente das aulas. A metodologia desenvolvida tem caráter qualitativo e ocorreu através de uma narrativa de experiência do Residente acerca da aula prática aplicada em uma escola pública de ensino de tempo integral da qual fazia parte durante a Residência Pedagógica, na turma da disciplina eletiva de Práticas Laboratoriais de Biologia, após a aula sobre uso do microscópio. Onde amostras da mucosa oral (células animais) e epiderme da cebola (células vegetais), foram coletadas, coradas e observadas pelo aluno; e teve sua análise pautada na avaliação da participação dos alunos durante a aula e no desempenho na atividade proposta, onde deveriam desenhar e identificar as estruturas visíveis ao microscópio óptico. Os resultados obtidos demonstraram que atividades práticas aguçam a curiosidade e interesse dos alunos, facilitando a assimilação dos conteúdos de Citologia. O feedback positivo dos alunos reforça a importância de integrar as aulas práticas no ensino básico de biologia como uma estratégia pedagógica essencial para a sua melhoria."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID589_TB4400_27102024015558.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS DAVI DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "Davi"
    "autor_email" => "daviabreu671@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111964
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4400
    "inscrito_id" => 589
    "titulo" => "PRÁTICAS QUE INSPIRAM: O PAPEL DAS AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA NO ENSINO BÁSICO"
    "resumo" => "O presente trabalho objetivou investigar o impacto das aulas práticas no envolvimento e motivação dos alunos e o aprimoramento do ensino de biologia. O ensino de ciências é um campo que combina teoria e prática para promover a compreensão dos conceitos científicos. A Citologia é fundamental para a compreensão da funcionalidade da célula como unidade viva, tema relevante para a educação em ciências. Entretanto, a falta de ligação entre os conceitos científicos e sua aplicação no cotidiano dos alunos dificulta seu ensino, pois geralmente é abordada isoladamente na introdução da Biologia, resultando em uma impressão limitada da célula. Neste cenário, as aulas práticas em biologia podem exercer um papel importante no aprendizado, proporcionando experiências concretas com os conteúdos científicos. Nas aulas práticas, os alunos têm a chance de realizar experimentos e observar fenômenos biológicos, podendo aumentar sua motivação para aprender e participar ativamente das aulas. A metodologia desenvolvida tem caráter qualitativo e ocorreu através de uma narrativa de experiência do Residente acerca da aula prática aplicada em uma escola pública de ensino de tempo integral da qual fazia parte durante a Residência Pedagógica, na turma da disciplina eletiva de Práticas Laboratoriais de Biologia, após a aula sobre uso do microscópio. Onde amostras da mucosa oral (células animais) e epiderme da cebola (células vegetais), foram coletadas, coradas e observadas pelo aluno; e teve sua análise pautada na avaliação da participação dos alunos durante a aula e no desempenho na atividade proposta, onde deveriam desenhar e identificar as estruturas visíveis ao microscópio óptico. Os resultados obtidos demonstraram que atividades práticas aguçam a curiosidade e interesse dos alunos, facilitando a assimilação dos conteúdos de Citologia. O feedback positivo dos alunos reforça a importância de integrar as aulas práticas no ensino básico de biologia como uma estratégia pedagógica essencial para a sua melhoria."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID589_TB4400_27102024015558.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS DAVI DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "Davi"
    "autor_email" => "daviabreu671@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho objetivou investigar o impacto das aulas práticas no envolvimento e motivação dos alunos e o aprimoramento do ensino de biologia. O ensino de ciências é um campo que combina teoria e prática para promover a compreensão dos conceitos científicos. A Citologia é fundamental para a compreensão da funcionalidade da célula como unidade viva, tema relevante para a educação em ciências. Entretanto, a falta de ligação entre os conceitos científicos e sua aplicação no cotidiano dos alunos dificulta seu ensino, pois geralmente é abordada isoladamente na introdução da Biologia, resultando em uma impressão limitada da célula. Neste cenário, as aulas práticas em biologia podem exercer um papel importante no aprendizado, proporcionando experiências concretas com os conteúdos científicos. Nas aulas práticas, os alunos têm a chance de realizar experimentos e observar fenômenos biológicos, podendo aumentar sua motivação para aprender e participar ativamente das aulas. A metodologia desenvolvida tem caráter qualitativo e ocorreu através de uma narrativa de experiência do Residente acerca da aula prática aplicada em uma escola pública de ensino de tempo integral da qual fazia parte durante a Residência Pedagógica, na turma da disciplina eletiva de Práticas Laboratoriais de Biologia, após a aula sobre uso do microscópio. Onde amostras da mucosa oral (células animais) e epiderme da cebola (células vegetais), foram coletadas, coradas e observadas pelo aluno; e teve sua análise pautada na avaliação da participação dos alunos durante a aula e no desempenho na atividade proposta, onde deveriam desenhar e identificar as estruturas visíveis ao microscópio óptico. Os resultados obtidos demonstraram que atividades práticas aguçam a curiosidade e interesse dos alunos, facilitando a assimilação dos conteúdos de Citologia. O feedback positivo dos alunos reforça a importância de integrar as aulas práticas no ensino básico de biologia como uma estratégia pedagógica essencial para a sua melhoria.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.