Por intermédio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), os docentes e discentes das redes de ensino público são contemplados com livros didáticos. Com as novas mudanças, que ocorreram em virtude da reformulação do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o livro didático passou a ser organizado por área de conhecimento e não mais por componente curricular. Este material apresenta diversos tipos de linguagens, que se manifestam através de imagens, charges, figuras, ilustrações, histórias em quadrinhos, entre outras. Tais recursos muitas vezes se expressam repletos de preconceitos e estereótipos. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho é apresentar a situação atual da representação feminina nas imagens presentes em uma coleção aprovada pelo PNLD 2021 (PNLD vigente), como também, o contexto em que elas aparecem nessas imagens. Tal análise foi realizada, especificamente, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), que engloba os componentes de Física, Química e Biologia. Para tanto, foi efetuada uma análise de conteúdo nas imagens que integram a coleção apreciada, através de dois tipos de categoria, uma quantitativa e outra qualitativa. A primeira, contabiliza a frequência de aparição, considerando o gênero apresentado nas imagens, isto é, o número de presenças femininas, masculinas e não identificadas. Já a segunda, diz respeito aos indicadores estabelecidos, considerando os contextos nos quais as imagens aparecem. Além disso, tomamos como referência as Teorias de Gênero, bem como a Teoria das Representações Sociais (TRS). De maneira geral, tanto quantitativamente como qualitativamente, houve melhoria na representação feminina na coleção avaliada, quando comparamos com referenciais teóricos que avaliaram outros PNLD’s. Ademais, foi possível constatar que ainda há uma maior representação masculina, porém as mulheres têm sido evidenciadas em espaços diversos e realizando várias funções, contribuindo assim para a desnaturalização dos estereótipos de gênero e para a construção de novas representações.