Este artigo apresenta os resultados parciais de pesquisa desenvolvida no projeto de pesquisa Libras e Ensino referente à aplicação de material manipulável para o ensino de Escrita de Sinais – SignWriting, em parceria com o Laboratório Fábrica Matemática (FAB3D) e com o laboratório de Psicologia da Educação e Inclusão (LAPSI), ambos da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A presente etapa realizou aplicações do material em três turmas da disciplina de Língua Brasileira de Sinais – Libras, dos cursos de licenciatura em química, física e matemática da UDESC Joinville. Esta etapa da pesquisa caracteriza-se como interventiva e de desenvolvimento. O percurso metodológico consistiu em apresentar as peças aos licenciandos, seguido de sua manipulação com exercícios de escrita de sinais e de aplicação de questionário a fim de captar as percepções dos alunos em relação à usabilidade do material. Como resultados, houve evidências do fácil manuseio das peças bem como foram feitas propostas de melhorias ao material manipulável. Conclui-se que a aplicação com estudantes de Libras como segunda língua apresentou bons resultados, os quais poderão servir de embasamento para as próximas etapas da pesquisa, cuja pretensão é desenvolver um material para o ensino de escrita de sinais para pessoas surdas e surdocegas usuárias da Libras, bem como para pessoas ouvintes aprendizes de Libras como segunda língua.