TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS EDUCACIONAIS ACESSÍVEIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109868 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1405 "inscrito_id" => 7367 "titulo" => "TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS EDUCACIONAIS ACESSÍVEIS" "resumo" => "A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é um importante marco em nosso país no tocante à inclusão da pessoa com deficiência, assegurando-lhe direitos em diversos âmbitos, dentre eles a educação. Na perspectiva da educação inclusiva e da acessibilidade no contexto educacional busca-se eliminar as barreiras no processo de ensino e aprendizagem, reconhecendo a importância de estratégias que visem garantir a participação dos estudantes, independentemente de suas necessidades específicas. Logo, a utilização de recursos de acessibilidade e de tecnologias assistivas aparece como de suma importância, juntamente com a necessidade de formação continuada dos profissionais que atuam na educação, nos diferentes níveis de ensino. Neste sentido, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no IFCE Campus Acopiara, na região Centro-Sul do Ceará, realizou uma ação de caráter formativo durante um evento cuja temática promoveu a reflexão e o diálogo sobre a temática da inclusão e da acessibilidade. A atividade partiu da concepção e da criação de um espaço dotado de recursos de tecnologias assistivas e materiais didáticos de diversas áreas do conhecimento, permitindo ao público uma experiência sensorial e um ambiente de aprendizagem. Esta ação contou com a colaboração de servidores e estudantes do campus, e dentre os principais resultados destacam-se a produção de materiais didáticos acessíveis que ficarão disponíveis para a comunidade acadêmica, a conscientização sobre a importância da acessibilidade e da inclusão no ambiente educacional e a necessidade de formação e capacitação dos profissionais com relação a esta temática. Dessa forma, o IFCE Campus Acopiara reforça seu compromisso contínuo na promoção da igualdade de acesso à educação e contribui para a discussão de temáticas relevantes na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID7367_TB1405_29022024224221.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL FÉLIX DE OLIVEIRA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "gf877090@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109868 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1405 "inscrito_id" => 7367 "titulo" => "TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS EDUCACIONAIS ACESSÍVEIS" "resumo" => "A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é um importante marco em nosso país no tocante à inclusão da pessoa com deficiência, assegurando-lhe direitos em diversos âmbitos, dentre eles a educação. Na perspectiva da educação inclusiva e da acessibilidade no contexto educacional busca-se eliminar as barreiras no processo de ensino e aprendizagem, reconhecendo a importância de estratégias que visem garantir a participação dos estudantes, independentemente de suas necessidades específicas. Logo, a utilização de recursos de acessibilidade e de tecnologias assistivas aparece como de suma importância, juntamente com a necessidade de formação continuada dos profissionais que atuam na educação, nos diferentes níveis de ensino. Neste sentido, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no IFCE Campus Acopiara, na região Centro-Sul do Ceará, realizou uma ação de caráter formativo durante um evento cuja temática promoveu a reflexão e o diálogo sobre a temática da inclusão e da acessibilidade. A atividade partiu da concepção e da criação de um espaço dotado de recursos de tecnologias assistivas e materiais didáticos de diversas áreas do conhecimento, permitindo ao público uma experiência sensorial e um ambiente de aprendizagem. Esta ação contou com a colaboração de servidores e estudantes do campus, e dentre os principais resultados destacam-se a produção de materiais didáticos acessíveis que ficarão disponíveis para a comunidade acadêmica, a conscientização sobre a importância da acessibilidade e da inclusão no ambiente educacional e a necessidade de formação e capacitação dos profissionais com relação a esta temática. Dessa forma, o IFCE Campus Acopiara reforça seu compromisso contínuo na promoção da igualdade de acesso à educação e contribui para a discussão de temáticas relevantes na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID7367_TB1405_29022024224221.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL FÉLIX DE OLIVEIRA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "gf877090@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }