A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é um importante marco em nosso país no tocante à inclusão da pessoa com deficiência, assegurando-lhe direitos em diversos âmbitos, dentre eles a educação. Na perspectiva da educação inclusiva e da acessibilidade no contexto educacional busca-se eliminar as barreiras no processo de ensino e aprendizagem, reconhecendo a importância de estratégias que visem garantir a participação dos estudantes, independentemente de suas necessidades específicas. Logo, a utilização de recursos de acessibilidade e de tecnologias assistivas aparece como de suma importância, juntamente com a necessidade de formação continuada dos profissionais que atuam na educação, nos diferentes níveis de ensino. Neste sentido, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no IFCE Campus Acopiara, na região Centro-Sul do Ceará, realizou uma ação de caráter formativo durante um evento cuja temática promoveu a reflexão e o diálogo sobre a temática da inclusão e da acessibilidade. A atividade partiu da concepção e da criação de um espaço dotado de recursos de tecnologias assistivas e materiais didáticos de diversas áreas do conhecimento, permitindo ao público uma experiência sensorial e um ambiente de aprendizagem. Esta ação contou com a colaboração de servidores e estudantes do campus, e dentre os principais resultados destacam-se a produção de materiais didáticos acessíveis que ficarão disponíveis para a comunidade acadêmica, a conscientização sobre a importância da acessibilidade e da inclusão no ambiente educacional e a necessidade de formação e capacitação dos profissionais com relação a esta temática. Dessa forma, o IFCE Campus Acopiara reforça seu compromisso contínuo na promoção da igualdade de acesso à educação e contribui para a discussão de temáticas relevantes na sociedade.