FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES NO ENADE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111249 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3339 "inscrito_id" => 8255 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES NO ENADE" "resumo" => "O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma das dimensões avaliadas no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), sendo aplicado a cada três anos. Após a Resolução 06 de 18 de dezembro de 2018 do Conselho Nacional de Educação estabelecer um ingresso único no curso de Educação Física, para que os discentes possam aderir à modalidade de formação de professores (Licenciatura) ou atuação em espaços não formais (Bacharelado), surge a necessidade de investigar a qualidade da formação inicial desses professores. O estudo busca analisar o nível de desempenho dos estudantes nas provas de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no ENADE de 2021. O estudo é do tipo documental e de natureza qualitativa, que considera as provas de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no ENADE no ano de 2021. A análise dos dados foi realizada através das informações divulgadas no Relatório Síntese de Área através do site do Inep. A análise dos itens foi realizada através dos resultados nas categorias Grau de dificuldade da Prova e Estatísticas básicas da Prova. Os resultados apontam que, em ambas as provas, os Componentes de Formação Geral e de Conhecimento Específico foram avaliados com grau de dificuldade Médio por mais da metade dos estudantes. A média geral das notas das provas dos alunos de Licenciatura e Bacharelado foram, respectivamente, 35,6 e 36,6. Ambos valores se mostram inferiores quando comparados à média das notas das provas do ENADE de 2017 e 2019. Com isso, percebe-se que as exigências em níveis de complexidade de conhecimentos para a formação de professores de Educação Física aumentaram significativamente entre as duas últimas edições de cada prova. Consideramos que a formação de professores em Educação Física ainda carece de maiores exigências de conhecimentos em suas avaliações de larga escala." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8255_TB3339_19102024185142.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUIZA FEITOSA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "Ana Luíza" "autor_email" => "analuiza.feitosa@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111249 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3339 "inscrito_id" => 8255 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES NO ENADE" "resumo" => "O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma das dimensões avaliadas no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), sendo aplicado a cada três anos. Após a Resolução 06 de 18 de dezembro de 2018 do Conselho Nacional de Educação estabelecer um ingresso único no curso de Educação Física, para que os discentes possam aderir à modalidade de formação de professores (Licenciatura) ou atuação em espaços não formais (Bacharelado), surge a necessidade de investigar a qualidade da formação inicial desses professores. O estudo busca analisar o nível de desempenho dos estudantes nas provas de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no ENADE de 2021. O estudo é do tipo documental e de natureza qualitativa, que considera as provas de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no ENADE no ano de 2021. A análise dos dados foi realizada através das informações divulgadas no Relatório Síntese de Área através do site do Inep. A análise dos itens foi realizada através dos resultados nas categorias Grau de dificuldade da Prova e Estatísticas básicas da Prova. Os resultados apontam que, em ambas as provas, os Componentes de Formação Geral e de Conhecimento Específico foram avaliados com grau de dificuldade Médio por mais da metade dos estudantes. A média geral das notas das provas dos alunos de Licenciatura e Bacharelado foram, respectivamente, 35,6 e 36,6. Ambos valores se mostram inferiores quando comparados à média das notas das provas do ENADE de 2017 e 2019. Com isso, percebe-se que as exigências em níveis de complexidade de conhecimentos para a formação de professores de Educação Física aumentaram significativamente entre as duas últimas edições de cada prova. Consideramos que a formação de professores em Educação Física ainda carece de maiores exigências de conhecimentos em suas avaliações de larga escala." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8255_TB3339_19102024185142.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUIZA FEITOSA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "Ana Luíza" "autor_email" => "analuiza.feitosa@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }