A MATEMÁTICA NO CALEIDOCICLO: A FORMA QUE TRANSFORMA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109195 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 470 "inscrito_id" => 5593 "titulo" => "A MATEMÁTICA NO CALEIDOCICLO: A FORMA QUE TRANSFORMA" "resumo" => "A Educação do Campo tem como enfoque o atendimento às especificidades e demandas das comunidades campesinas. Ao contrário da educação tradicional, que frequentemente se concentra em ambientes urbanos, a Educação do Campo dedica-se aos interesses e ao progresso sociocultural e econômico das populações que residem e colaboram nas áreas rurais. Nesse contexto, o ensino de Matemática desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e analítico dos estudantes, proporcionando-lhes habilidades essenciais para enfrentar desafios práticos e teóricos. Ao encontro disso, destaca-se a contextualização como uma estratégia pedagógica eficaz, pois conecta conceitos matemáticos abstratos a situações do mundo real, tornando o aprendizado mais significativo. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar uma oficina pedagógica voltada ao ensino da Matemática nas escolas do campo, a qual faz parte das ações do projeto de pesquisa “Investigac?o?es sobre a constituic?a?o da pra?tica profissional de professores da Educac?a?o Ba?sica das Escolas do Campo”. A referida oficina denominada de “A matemática no caleidociclo: a forma que transforma” foi organizada em três momentos: Explorando o triângulo, Construção do tetraedro e As formas que se transformam em caleidociclo. O desenvolvimento ocorreu no contexto das escolas do campo de um município situado ao sul do Rio Grande do Sul. O público-alvo foram alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. A partir da atividade desenvolvida destaca-se que os estudantes fizeram associações da Geometria com o seu contexto, a manipulação do material concreto foi essencial para a identificação das figuras geométricas e seus conceitos, assim como o diálogo com os colegas contribuiu para o bom andamento da execução da atividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5593_TB470_05062024110415.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DA SILVA SCHWARZBACH" "autor_nome_curto" => "LUCAS SCHWARZBA" "autor_email" => "lucassilvaschwarzbach@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109195 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 470 "inscrito_id" => 5593 "titulo" => "A MATEMÁTICA NO CALEIDOCICLO: A FORMA QUE TRANSFORMA" "resumo" => "A Educação do Campo tem como enfoque o atendimento às especificidades e demandas das comunidades campesinas. Ao contrário da educação tradicional, que frequentemente se concentra em ambientes urbanos, a Educação do Campo dedica-se aos interesses e ao progresso sociocultural e econômico das populações que residem e colaboram nas áreas rurais. Nesse contexto, o ensino de Matemática desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e analítico dos estudantes, proporcionando-lhes habilidades essenciais para enfrentar desafios práticos e teóricos. Ao encontro disso, destaca-se a contextualização como uma estratégia pedagógica eficaz, pois conecta conceitos matemáticos abstratos a situações do mundo real, tornando o aprendizado mais significativo. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar uma oficina pedagógica voltada ao ensino da Matemática nas escolas do campo, a qual faz parte das ações do projeto de pesquisa “Investigac?o?es sobre a constituic?a?o da pra?tica profissional de professores da Educac?a?o Ba?sica das Escolas do Campo”. A referida oficina denominada de “A matemática no caleidociclo: a forma que transforma” foi organizada em três momentos: Explorando o triângulo, Construção do tetraedro e As formas que se transformam em caleidociclo. O desenvolvimento ocorreu no contexto das escolas do campo de um município situado ao sul do Rio Grande do Sul. O público-alvo foram alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. A partir da atividade desenvolvida destaca-se que os estudantes fizeram associações da Geometria com o seu contexto, a manipulação do material concreto foi essencial para a identificação das figuras geométricas e seus conceitos, assim como o diálogo com os colegas contribuiu para o bom andamento da execução da atividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5593_TB470_05062024110415.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DA SILVA SCHWARZBACH" "autor_nome_curto" => "LUCAS SCHWARZBA" "autor_email" => "lucassilvaschwarzbach@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }