A Educação do Campo tem como enfoque o atendimento às especificidades e demandas das comunidades campesinas. Ao contrário da educação tradicional, que frequentemente se concentra em ambientes urbanos, a Educação do Campo dedica-se aos interesses e ao progresso sociocultural e econômico das populações que residem e colaboram nas áreas rurais. Nesse contexto, o ensino de Matemática desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e analítico dos estudantes, proporcionando-lhes habilidades essenciais para enfrentar desafios práticos e teóricos. Ao encontro disso, destaca-se a contextualização como uma estratégia pedagógica eficaz, pois conecta conceitos matemáticos abstratos a situações do mundo real, tornando o aprendizado mais significativo. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar uma oficina pedagógica voltada ao ensino da Matemática nas escolas do campo, a qual faz parte das ações do projeto de pesquisa “Investigac?o?es sobre a constituic?a?o da pra?tica profissional de professores da Educac?a?o Ba?sica das Escolas do Campo”. A referida oficina denominada de “A matemática no caleidociclo: a forma que transforma” foi organizada em três momentos: Explorando o triângulo, Construção do tetraedro e As formas que se transformam em caleidociclo. O desenvolvimento ocorreu no contexto das escolas do campo de um município situado ao sul do Rio Grande do Sul. O público-alvo foram alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. A partir da atividade desenvolvida destaca-se que os estudantes fizeram associações da Geometria com o seu contexto, a manipulação do material concreto foi essencial para a identificação das figuras geométricas e seus conceitos, assim como o diálogo com os colegas contribuiu para o bom andamento da execução da atividade.