ENSINO DE CIÊNCIAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111441 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3618 "inscrito_id" => 6897 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho considera o Ensino de Ciências na prática pedagógica permeado pelo ensino por investigação. Tais concepções constituem a linha condutora do Curso de Especialização em Ensino de Ciências – Ciência é 10! ofertado na modalidade Educação a Distância, totalizando a oferta em vinte instituições públicas no Brasil, em sua primeira edição. O curso integra as ações do Programa Ciência na Escola, o qual é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O propósito da pesquisa é de contribuir na forma de ensinar e aprender ciências em sala de aula. Desta forma, o artigo possui como objetivo apresentar compreensões acerca das produções científicas de professores e professoras cursistas, realizadas por meio de atividades investigativas. Para isso, o percurso metodológico da pesquisa é caracterizado por uma abordagem qualitativa. As informações foram coletadas em artigos disponibilizados no formato E-book e analisadas por meio do método da Análise Textual Discursiva. As categorias emergentes na análise configuram-se em experiências vivenciadas por professores e professoras em processo formativo e os desafios e potencialidades do Ensino de Ciências por Investigação em sala de aula. Os resultados apontam o contexto dialógico, reflexivo e argumentativo, o qual permeia a prática pedagógica desenvolvida em ambientes de investigação no ensino de ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6897_TB3618_20102024162929.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE VIEIRA DE SENA" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "denisevsena@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111441 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3618 "inscrito_id" => 6897 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho considera o Ensino de Ciências na prática pedagógica permeado pelo ensino por investigação. Tais concepções constituem a linha condutora do Curso de Especialização em Ensino de Ciências – Ciência é 10! ofertado na modalidade Educação a Distância, totalizando a oferta em vinte instituições públicas no Brasil, em sua primeira edição. O curso integra as ações do Programa Ciência na Escola, o qual é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O propósito da pesquisa é de contribuir na forma de ensinar e aprender ciências em sala de aula. Desta forma, o artigo possui como objetivo apresentar compreensões acerca das produções científicas de professores e professoras cursistas, realizadas por meio de atividades investigativas. Para isso, o percurso metodológico da pesquisa é caracterizado por uma abordagem qualitativa. As informações foram coletadas em artigos disponibilizados no formato E-book e analisadas por meio do método da Análise Textual Discursiva. As categorias emergentes na análise configuram-se em experiências vivenciadas por professores e professoras em processo formativo e os desafios e potencialidades do Ensino de Ciências por Investigação em sala de aula. Os resultados apontam o contexto dialógico, reflexivo e argumentativo, o qual permeia a prática pedagógica desenvolvida em ambientes de investigação no ensino de ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6897_TB3618_20102024162929.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE VIEIRA DE SENA" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "denisevsena@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }