TEORIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE A PEDAGOGIA DA ESSÊNCIA E A PEDAGOGIA DA EXISTÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110090 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1730 "inscrito_id" => 8113 "titulo" => "TEORIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE A PEDAGOGIA DA ESSÊNCIA E A PEDAGOGIA DA EXISTÊNCIA" "resumo" => "Este texto tem por objetivo refletir a relação entre a formação de professores e as concepções da pedagogia da essência e da pedagogia da existência, partindo dos referenciais teóricos adotados nessa formação. O estudo, de abordagem qualitativa, realiza um ensaio teórico discutindo os conceitos de pedagogia da essência e de pedagogia da existência, à luz dos estudos de Bogdan Suchodolski, bem como as aproximações e implicações das referidas correntes para o segmento da formação docente. Como resultados, destaca-se que o conflito entre a pedagogia da essência e a pedagogia da existência na formação de professores, tomando por base a adoção de referenciais teóricos consonantes com essas concepções, constitui-se como um entrave ao entendimento de um homem histórico, produzido e produtor das relações sociais. As implicações da dicotomia entre as duas correntes são diversas, principalmente, ao se mesclarem teorias e referenciais que dividem-se e ao mesmo tempo justapõem essência e existência, o que é comum na formação docente historicamente, sobretudo, a partir das políticas de formação inicial e continuada. Dessa forma, retoma-se a ideia de uma formação coletiva e transformadora, na qual a reflexão e a criticidade do professor o ajudem a superar, de forma autônoma, a dicotomia entre essência e existência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8113_TB1730_20042024213427.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO FALCÃO SOLON" "autor_nome_curto" => "THIAGO FALCÃO S" "autor_email" => "thiago22falcao@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110090 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1730 "inscrito_id" => 8113 "titulo" => "TEORIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE A PEDAGOGIA DA ESSÊNCIA E A PEDAGOGIA DA EXISTÊNCIA" "resumo" => "Este texto tem por objetivo refletir a relação entre a formação de professores e as concepções da pedagogia da essência e da pedagogia da existência, partindo dos referenciais teóricos adotados nessa formação. O estudo, de abordagem qualitativa, realiza um ensaio teórico discutindo os conceitos de pedagogia da essência e de pedagogia da existência, à luz dos estudos de Bogdan Suchodolski, bem como as aproximações e implicações das referidas correntes para o segmento da formação docente. Como resultados, destaca-se que o conflito entre a pedagogia da essência e a pedagogia da existência na formação de professores, tomando por base a adoção de referenciais teóricos consonantes com essas concepções, constitui-se como um entrave ao entendimento de um homem histórico, produzido e produtor das relações sociais. As implicações da dicotomia entre as duas correntes são diversas, principalmente, ao se mesclarem teorias e referenciais que dividem-se e ao mesmo tempo justapõem essência e existência, o que é comum na formação docente historicamente, sobretudo, a partir das políticas de formação inicial e continuada. Dessa forma, retoma-se a ideia de uma formação coletiva e transformadora, na qual a reflexão e a criticidade do professor o ajudem a superar, de forma autônoma, a dicotomia entre essência e existência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8113_TB1730_20042024213427.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO FALCÃO SOLON" "autor_nome_curto" => "THIAGO FALCÃO S" "autor_email" => "thiago22falcao@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }