A educação inclusiva diz respeito à relevância do ser humano em sua peculiaridade, respeitando as diferenças, examinando o meio social dos indivíduos. Ponderar sobre a educação inclusiva aponta a indagação de como a equipe do Atendimento Educacional Especializado-AEE contribui no desenvolvimento dos estudantes com transtornos globais do desenvolvimento. Logo, o objetivo geral da pesquisa busca-se analisar a contribuição do psicopedagogo no processo ensino-aprendizagem dos estudantes com transtornos globais do desenvolvimento na educação básica. Conforme o método investigativo da pesquisa foi realizado através de uma abordagem qualitativa com procedimento metodológico bibliográfico, documental e de campo em uma escola municipal de uma cidade do agreste pernambucano, utilizando como instrumento um questionário, com objetivo exploratório descritivo em quadros. O resultado da pesquisa apontou que os psicopedagogos fortalecem os estímulos na rotina escolar dos estudantes diante das suas intervenções pedagógicas na sala de recurso multifuncional. Porém, rastreiam com as experiências cotidianas em seu atendimento educacional lapidando a singularidade de cada estudante na sala de recurso multifuncional enaltecendo o desenvolvimento cognitivo do estudante no ensino regular.