O Escape Room, na tradução literal, fuga da sala, consiste em um jogo no qual os participantes são desafiados a escapar de um ambiente onde se mantém fechados. Com isso, precisam desvendar enigmas e desafios para conseguirem atingir o objetivo. Nesse viés, essa proposta, desenvolvida na forma de Escape Room (jogos de sala de fuga), articulada ao ensino de ciências por investigação teve como objetivo fazer com que os estudantes do ensino médio compreendessem conceitos básicos sobre a estrutura atômica. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com delineamento de pesquisa participante e a proposta denominada FUGA CIENTÍFICA foi realizada em três etapas. Para a construção das informações da pesquisa, foram usadas diferentes técnicas: observação sistemática e narrativas, registradas em diário de campo, sobre cada etapa, além das produções dos alunos da ETAPA 3. Neste viés, o projeto ocorreu em um Centro Educacional do Distrito Federal. Participaram desta pesquisa quatro estudantes do Ensino Médio, uma professora de Educação Física e o professor de Ciências Naturais. Podemos inferir a partir das análises que o Escape Room: FUGA CIENTÍFICA mostrou-se uma estratégia de ensino efetiva, pois: 1. Possibilitou interação dos estudantes, estimulando experiências individuais, coletivas e sociais; 2. Aumentou o engajamento dos estudantes na mobilização de habilidades para resolução de problemas e 3. Compreensão de conteúdos curriculares utilizados, no caso desse estudo, sobre a estrutura atômica. Portanto, desenvolver o projeto FUGA CIENTÍFICA, articulado ao ensino de ciências por investigação torna a aprendizagem dos discentes mais divertida e permite que os estudantes se sintam motivados e interessados em participar do processo de construção do seu conhecimento científico.