A velhice é uma fase da vida que traz consigo mudanças cognitivas, emocionais e sociais. Entretanto, manter a autonomia e a independência durante o processo de envelhecimento é uma meta fundamental que pode ser desenvolvida através de intervenções específicas da Psicopedagogia. Diante disso, neste trabalho, abordamos como objetivo geral a importância da estimulação cognitiva e seus impactos positivos na qualidade de vida na velhice, considerando os benefícios psicossociais que essa prática pode proporcionar aos idosos, através da atuação psicopedagógica. Como metodologia, foi utilizado a revisão bibliográfica, através da consulta em artigos em base de dados com periódicos especializados em saúde e Psicopedagogia. Já como descritores, as palavras utilizadas incluíram "Estimulação Cognitiva”, “Idosos” e “Psicopedagogia na Velhice”. E, foram selecionados estudos publicados nos últimos 10 anos, no idioma português, acesso gratuito e artigos completos. Com isso, os resultados encontrados abordam diferentes aspectos da estimulação cognitiva em idosos. Além de destacarem os benefícios da estimulação da memória em idosos saudáveis, a importância da avaliação cognitiva regular e da implementação de programas de intervenção em estruturas residenciais para idosos. Em geral, conclui-se que as publicações pontuam a importância da estimulação cognitiva como uma abordagem eficaz para promover a saúde cognitiva e a qualidade de vida na terceira idade.