Não basta apenas constar em lei ou estar entre os assuntos mais apontados nas conversas docentes: a educação antirracista precisa estar no cerne da escola, promovendo consciência cultural e desconstruindo falsas concepções e preconceitos. Entretanto, como levar para sala de aula uma temática que nem os professores ainda possuem convicção a respeito do que é correto ou não de se dizer ou falar? Tal insegurança se dá porque apesar da educação ser um caminho coletivo, o conhecimento é uma construção individual. Cada pessoa precisa lançar mão de leitura e estudo para que consiga, de fato, comprometer-se com informações corretas. Reconhecendo essa premissa, este artigo pretende traçar estratégias de formação continuada dentro do contexto escolar, direcionadas pela Equipe Gestora da escola, nas quais professores e funcionários estejam envolvidos com a temática de forma prática, ativa e reflexiva, de maneira a transpor as dúvidas existentes, para que o combate ao racismo cultural, estrutural ou até mesmo institucional seja assumido por todos os integrantes da comunidade escolar como fundamental para uma cultura de respeito e paz social. Por meio de referenciais bibliográficos, pretende-se construir uma sequência didática em que os educadores (docentes ou não) irão participar, construindo aprendizados e tornando-se aptos a serem mediadores, orientadores e promotores da educação antirracista, demonstrando os resultados da metodologia aplicada, no chão da escola.