Este texto apresenta uma experiência inclusiva realizada com estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental I, na cidade de Maricá, Estado do Rio de Janeiro. A vivência foi construída por um Agente de Inclusão Educacional, tendo a participação efetiva de 15 alunos matriculados numa turma de escola pública. A prática inclusiva, desenvolvida no dia dois de abril de dois mil e vinte quatro, contou com um planejamento composto por: contação de história, roda de conversa, desenho e registro escrito. A vivência tinha como objetivo desenvolver uma prática pedagógica diversificada com abordagem inclusiva para os estudantes compreenderem a importância das diferenças em sala de aula. Com essa finalidade, a investigação-ação foi utilizada como caminho metodológico (Tripp, 2005). Assim, no momento de investigação, o Agente Educacional observou o contexto escolar para potencializar uma prática pedagógica inclusiva em sala de aula. Durante a ação, primeiramente, o agente realizou a contação da história “Meu amigo faz iiiii", escrita por Andréa Werner. Em seguida, organizou a roda de conversa com os alunos participantes da atividade, tendo em vista a necessidade de discutir o processo inclusivo na escola. Por fim, as crianças realizaram uma atividade com desenho e registro escrito. Nesta ação, expressaram a partir da arte e da escrita suas interpretações. Entendemos, portanto, que a elaboração de propostas pedagógicas diversificadas com abordagem inclusiva são imprescindíveis para potencializar a interação entre os estudantes, o acolhimento de todos e o respeito à diversidade em âmbito escolar.