O presente trabalho abordou a importância do protagonismo juvenil por meio da formação cidadã na EEEP Francisca de Albuquerque Moura, buscou-se compreender de que forma a formação cidadã pode promover o protagonismo dos jovens, contribuindo para o seu desenvolvimento integral e para a melhoria dos resultados de aprendizagem. A cultura das altas expectativas aliada a metodologia de recomposição das aprendizagens levou a EPFAM a resultados positivos em língua portuguesa e matemática e consequentemente a inserção no ensino superior. O objetivo deste é desenvolver junto aos educadores e educandos uma metodologia de recomposição de aprendizagens aliada a cultura das altas expectativas para a geração de uma aprendizagem efetiva em língua portuguesa e matemática. A pesquisa foi qualitativa e quantitativa com ênfase na etnografia sobre a formação cidadã como fortalecimento para o protagonismo juvenil envolve o estudo aprofundado das experiências, práticas e significados atribuídos pelos jovens à sua participação cidadã e a melhoria dos resultados de aprendizagem. O trabalho nos leva a uma reflexão das práticas pedagógicas desenvolvida pela EPFAM a partir de 2018. Os educandos chegam a escola sem perspectivas de futuro e com alta defasagem de aprendizagem, após o diagnóstico, os alunos tem suas lacunas de aprendizagem supridas através das células de estudos específicas para sanar o deficit de aprendizagem, paralelamente a gestão escolar junto aos DTs, desenvolvem ações com foco no acolhimento e desenvolvimento do protagonismo juvenil e a geração da cultura das altas expectativas, Tais ações perpassam por rodas de conversas, palestras motivacionais, escutas coletivas e individuais, profissionais convidados. Ressalto que muitas ações partem dos orgãos colegiados, demonstrando que a EPFAM possui uma gestão democrática.