O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANALISE SEGUNDO A BNCC E DCTMA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109401 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 754 "inscrito_id" => 3707 "titulo" => "O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANALISE SEGUNDO A BNCC E DCTMA" "resumo" => "A pesquisa buscou analisar o ensino da Matemática no 3º ano do Ensino Fundamental sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA), o estudo é relevante para compreender como pode-se melhorar o aprendizado dos alunos nessa etapa crucial. O estudo surgiu diante da discussão e questionamento sobre a ausência do interesse e prazer dos alunos na matemática, considerando a dificuldade que é visto e ouvido pelos docentes e estudos. O papel do professor no ensino da matemática é essencial, ele deve mediar o conhecimento matemático e o aluno, estar ciente de seu papel social e adotar uma prática pedagógica diferenciada, tornando a aprendizagem harmoniosa entre conteúdo, professor e aluno. Desse modo, observou-se que a didática exercida pelo professor impacta diretamente na aprendizagem do aluno. Faz-se necessário então, que o docente busque estratégias pedagógicas que prendam a atenção da criança e estimulem em seu desenvolvimento pedagógico. Identificar as razões por trás da falta de interesse é importante para desenvolver estratégias que tornem o ensino mais atrativo e significativo. A pesquisa tem como base o método bibliográfico, tendo como referencial teórico FREIRE (1967) , BNCC (2017) e DCTMA (2019). Além disso, optou-se por uma pesquisa qualitativa-descritiva realizada na Escola Municipal Tocantins localizada na cidade de Imperatriz-Ma." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3707_TB754_27102024200259.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA BARBOSA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA" "autor_email" => "andressabarbosa412@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109401 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 754 "inscrito_id" => 3707 "titulo" => "O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANALISE SEGUNDO A BNCC E DCTMA" "resumo" => "A pesquisa buscou analisar o ensino da Matemática no 3º ano do Ensino Fundamental sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA), o estudo é relevante para compreender como pode-se melhorar o aprendizado dos alunos nessa etapa crucial. O estudo surgiu diante da discussão e questionamento sobre a ausência do interesse e prazer dos alunos na matemática, considerando a dificuldade que é visto e ouvido pelos docentes e estudos. O papel do professor no ensino da matemática é essencial, ele deve mediar o conhecimento matemático e o aluno, estar ciente de seu papel social e adotar uma prática pedagógica diferenciada, tornando a aprendizagem harmoniosa entre conteúdo, professor e aluno. Desse modo, observou-se que a didática exercida pelo professor impacta diretamente na aprendizagem do aluno. Faz-se necessário então, que o docente busque estratégias pedagógicas que prendam a atenção da criança e estimulem em seu desenvolvimento pedagógico. Identificar as razões por trás da falta de interesse é importante para desenvolver estratégias que tornem o ensino mais atrativo e significativo. A pesquisa tem como base o método bibliográfico, tendo como referencial teórico FREIRE (1967) , BNCC (2017) e DCTMA (2019). Além disso, optou-se por uma pesquisa qualitativa-descritiva realizada na Escola Municipal Tocantins localizada na cidade de Imperatriz-Ma." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3707_TB754_27102024200259.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA BARBOSA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA" "autor_email" => "andressabarbosa412@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }