NARRATIVAS DO PIBID: INTEGRAÇÃO DO GEOGEBRA NO ESTUDO DE FUNÇÕES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111665 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3962 "inscrito_id" => 2171 "titulo" => "NARRATIVAS DO PIBID: INTEGRAÇÃO DO GEOGEBRA NO ESTUDO DE FUNÇÕES" "resumo" => "O cenário pós-pandemia evidenciou o agravamento de problemáticas que há muito afligem as escolas da rede pública no Brasil, especialmente na disciplina de matemática. Neste contexto, o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) se mostra como uma potente ferramenta de mudança, já que oferece a oportunidade de nutrir novas práticas no ambiente escolar. Dentro dessa perspectiva, a equipe pibidiana tem a chance de desenvolver estratégias didático-pedagógicas para lidar com os obstáculos identificados em sala de aula, contribuindo assim para a melhoria do ensino de matemática. Frente a isso, este pôster objetiva relatar e refletir sobre a oficina "Desbravando o Mundo das Funções com o Geogebra", realizada em uma turma do 1º ano do Ensino Médio da rede pública, em Vitória da Conquista/BA. A oficina abordou elementos essenciais para a construção de gráficos de funções quadráticas, utilizando o Geogebra como alternativa pedagógica, de modo a garantir o protagonismo estudantil na produção do conhecimento matemático, a partir do uso das tecnologias digitais em educação matemática. A oficina foi desenvolvida em cinco momentos: apresentação; criação de mapas mentais sobre funções do 2º grau; exploração do Geogebra; prática dinâmica com controles deslizantes para compreensão das variáveis na função quadrática e; uma atividade para ser realizada em casa. Os resultados apontam para a importância de fomentarmos projetos como o PIBID, para que as lacunas entre teoria e prática sejam sanadas com a construção de pontes entre universidade e escola, de modo que tais conhecimentos sejam transladados e estejam presentes nas salas de aula das escolas públicas. De maneira mais específica, a oficina oportunizou o envolvimento dos estudantes como sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem, bem como a reflexão crítica sobre a prática dos futuros professores de matemática, quanto a produção do conhecimento matemático com o uso das tecnologias digitais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2171_TB3962_27102024212832.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUAN DE BRITO" "autor_nome_curto" => "Luan de Brito" "autor_email" => "luantb33@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111665 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3962 "inscrito_id" => 2171 "titulo" => "NARRATIVAS DO PIBID: INTEGRAÇÃO DO GEOGEBRA NO ESTUDO DE FUNÇÕES" "resumo" => "O cenário pós-pandemia evidenciou o agravamento de problemáticas que há muito afligem as escolas da rede pública no Brasil, especialmente na disciplina de matemática. Neste contexto, o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) se mostra como uma potente ferramenta de mudança, já que oferece a oportunidade de nutrir novas práticas no ambiente escolar. Dentro dessa perspectiva, a equipe pibidiana tem a chance de desenvolver estratégias didático-pedagógicas para lidar com os obstáculos identificados em sala de aula, contribuindo assim para a melhoria do ensino de matemática. Frente a isso, este pôster objetiva relatar e refletir sobre a oficina "Desbravando o Mundo das Funções com o Geogebra", realizada em uma turma do 1º ano do Ensino Médio da rede pública, em Vitória da Conquista/BA. A oficina abordou elementos essenciais para a construção de gráficos de funções quadráticas, utilizando o Geogebra como alternativa pedagógica, de modo a garantir o protagonismo estudantil na produção do conhecimento matemático, a partir do uso das tecnologias digitais em educação matemática. A oficina foi desenvolvida em cinco momentos: apresentação; criação de mapas mentais sobre funções do 2º grau; exploração do Geogebra; prática dinâmica com controles deslizantes para compreensão das variáveis na função quadrática e; uma atividade para ser realizada em casa. Os resultados apontam para a importância de fomentarmos projetos como o PIBID, para que as lacunas entre teoria e prática sejam sanadas com a construção de pontes entre universidade e escola, de modo que tais conhecimentos sejam transladados e estejam presentes nas salas de aula das escolas públicas. De maneira mais específica, a oficina oportunizou o envolvimento dos estudantes como sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem, bem como a reflexão crítica sobre a prática dos futuros professores de matemática, quanto a produção do conhecimento matemático com o uso das tecnologias digitais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2171_TB3962_27102024212832.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUAN DE BRITO" "autor_nome_curto" => "Luan de Brito" "autor_email" => "luantb33@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }