DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA: A VOZ DO (A) EDUCADOR (A) NO SERTÃO PARAIBANO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108966 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 151 "inscrito_id" => 2079 "titulo" => "DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA: A VOZ DO (A) EDUCADOR (A) NO SERTÃO PARAIBANO" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa uma importante oportunidade para indivíduos que não puderam concluir a Educação Básica na faixa etária prevista para essa modalidade. No contexto educacional, ela busca preencher lacunas de conhecimento, mobilizando, a partir dos saberes da experiência desses sujeitos, o pensamento crítico e a resolução de problemas, especialmente no ensino de Ciências. O ambiente escolar desempenha um papel significativo ao propiciar o desenvolvimento de habilidades aplicáveis à vida cotidiana e à interação na sociedade. Considerando a relevância do ensino de Ciências na EJA, este trabalho visa analisar, na perspectiva dos(as) educadores(as), a abordagem do ensino de Ciências/Física na EJA numa escola da Rede Pública Municipal/Estadual localizada no município de São José de Piranhas, PB. Com isso, pretendemos também compreender como o(a) educador(a) percebe e enfrenta os desafios relacionados ao ensino de Ciências/Física nessa etapa específica.A pesquisa adota uma abordagem mista, combinando elementos qualitativos e quantitativos em um estudo de caso. A metodologia inclui entrevistas com educadores e educadoras, complementadas por um questionário estruturado. A abordagem descritiva e exploratória busca capturar a complexidade do ensino de Ciências na EJA, explorando as percepções dos profissionais envolvidos. Os resultados obtidos destacam os relatos dos educadores, evidenciando os desafios enfrentados e as estratégias adotadas no ensino de Ciências na EJA em uma escola da rede pública. As conclusões proporcionam uma visão aprofundada das experiências vivenciadas pelos educadores, oferecendo percepções sobre a dinâmica do processo educativo nesse contexto específico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2079_TB151_02102024233417.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA RISOMAR BATISTA DE MENESES" "autor_nome_curto" => "Risomar Meneses" "autor_email" => "risomarmeneses@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108966 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 151 "inscrito_id" => 2079 "titulo" => "DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA: A VOZ DO (A) EDUCADOR (A) NO SERTÃO PARAIBANO" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa uma importante oportunidade para indivíduos que não puderam concluir a Educação Básica na faixa etária prevista para essa modalidade. No contexto educacional, ela busca preencher lacunas de conhecimento, mobilizando, a partir dos saberes da experiência desses sujeitos, o pensamento crítico e a resolução de problemas, especialmente no ensino de Ciências. O ambiente escolar desempenha um papel significativo ao propiciar o desenvolvimento de habilidades aplicáveis à vida cotidiana e à interação na sociedade. Considerando a relevância do ensino de Ciências na EJA, este trabalho visa analisar, na perspectiva dos(as) educadores(as), a abordagem do ensino de Ciências/Física na EJA numa escola da Rede Pública Municipal/Estadual localizada no município de São José de Piranhas, PB. Com isso, pretendemos também compreender como o(a) educador(a) percebe e enfrenta os desafios relacionados ao ensino de Ciências/Física nessa etapa específica.A pesquisa adota uma abordagem mista, combinando elementos qualitativos e quantitativos em um estudo de caso. A metodologia inclui entrevistas com educadores e educadoras, complementadas por um questionário estruturado. A abordagem descritiva e exploratória busca capturar a complexidade do ensino de Ciências na EJA, explorando as percepções dos profissionais envolvidos. Os resultados obtidos destacam os relatos dos educadores, evidenciando os desafios enfrentados e as estratégias adotadas no ensino de Ciências na EJA em uma escola da rede pública. As conclusões proporcionam uma visão aprofundada das experiências vivenciadas pelos educadores, oferecendo percepções sobre a dinâmica do processo educativo nesse contexto específico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2079_TB151_02102024233417.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA RISOMAR BATISTA DE MENESES" "autor_nome_curto" => "Risomar Meneses" "autor_email" => "risomarmeneses@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }