A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA URCA PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS, INCLUSIVAS E MULTICULTURAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113042 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5925 "inscrito_id" => 15572 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA URCA PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS, INCLUSIVAS E MULTICULTURAIS" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica aconteceu na Universidade Regional do Cariri (URCA) desde 2018 e possibilitou ao longo do seu itinerário uma maior aproximação desta com a rede de educação básica da região do Cariri cearense e, nesse sentido, favorecido um efetivo diálogo quanto a formação teórico-prática dos licenciandos, bem como a prática da pesquisa colaborativa que se materializa em produções acadêmicas socializados em eventos científicos nacionais e internacionais. Para além de contribuir com o aperfeiçoamento da formação inicial de professores para a educação básica (residentes), o PRP/URCA proporciona processos de formação continuada a professores orientadores e a professores preceptores envolvidos no processo. Nesse sentido, pretende-se nesse texto analisar a contribuição do PRP URCA, para práticas educativas, inclusivas e multiculturais através das experiências formativas vivenciadas pelos 11 subprojetos que compõem o projeto institucional desenvolvidos nas escolas campo entre 2022 e 2024. A partir dos relatórios finais dos docentes orientadores de cada subprojeto e dos relatos de experiência dos residentes, e da observação participantes dos encontros de avaliação e partilha da experiência ocorridos após o término dos três módulo que estruturam as atividades do programa. A pesquisa se configura como colaborativa de caráter documental e de campo, utilizando como instrumental de coleta de dados questionários digitais utilizando a plataforma google forms junto a orientadores e preceptores do Programa. Utilizamos como referencial teórico autores que discutem a decolonialidade em articulação com a literatura sobre práticas educativas. Esse campo de pesquisa revelou a implicação do programa para a aproximação entre a universidade e as escolas, assim como evidencia as práticas educativas realizadas pelos sujeitos envolvidos no processo. Os resultados apontam para a necessidade de políticas públicas direcionadas para o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, ao tempo que mostra a diversidade de ações educativas realizadas nos subprojetos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15572_TB5925_27102024184235.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA MARIA SIMIÃO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adriana.simiao@urca.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113042 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5925 "inscrito_id" => 15572 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA URCA PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS, INCLUSIVAS E MULTICULTURAIS" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica aconteceu na Universidade Regional do Cariri (URCA) desde 2018 e possibilitou ao longo do seu itinerário uma maior aproximação desta com a rede de educação básica da região do Cariri cearense e, nesse sentido, favorecido um efetivo diálogo quanto a formação teórico-prática dos licenciandos, bem como a prática da pesquisa colaborativa que se materializa em produções acadêmicas socializados em eventos científicos nacionais e internacionais. Para além de contribuir com o aperfeiçoamento da formação inicial de professores para a educação básica (residentes), o PRP/URCA proporciona processos de formação continuada a professores orientadores e a professores preceptores envolvidos no processo. Nesse sentido, pretende-se nesse texto analisar a contribuição do PRP URCA, para práticas educativas, inclusivas e multiculturais através das experiências formativas vivenciadas pelos 11 subprojetos que compõem o projeto institucional desenvolvidos nas escolas campo entre 2022 e 2024. A partir dos relatórios finais dos docentes orientadores de cada subprojeto e dos relatos de experiência dos residentes, e da observação participantes dos encontros de avaliação e partilha da experiência ocorridos após o término dos três módulo que estruturam as atividades do programa. A pesquisa se configura como colaborativa de caráter documental e de campo, utilizando como instrumental de coleta de dados questionários digitais utilizando a plataforma google forms junto a orientadores e preceptores do Programa. Utilizamos como referencial teórico autores que discutem a decolonialidade em articulação com a literatura sobre práticas educativas. Esse campo de pesquisa revelou a implicação do programa para a aproximação entre a universidade e as escolas, assim como evidencia as práticas educativas realizadas pelos sujeitos envolvidos no processo. Os resultados apontam para a necessidade de políticas públicas direcionadas para o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, ao tempo que mostra a diversidade de ações educativas realizadas nos subprojetos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15572_TB5925_27102024184235.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA MARIA SIMIÃO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adriana.simiao@urca.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }