O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110481 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2276 "inscrito_id" => 10179 "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "As mudanças ocorridas na sociedade contemporânea têm levantado a discussão sobre o processo de ensino e aprendizagem. As metodologias ativas trabalham com uma concepção de educação crítico-reflexiva, com base em estímulo no processo ensino e aprendizagem, resultando em envolvimento por parte do educando na busca pelo próprio conhecimento. Nesse sentido, objetiva-se discutir o uso das metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem na formação de profissionais da área da saúde. Trata-se de uma revisão de literatura, utilizando assim, a busca de artigos nas bases de dados como, Scientific Electronic Library Online (Scielo), Portal de Periódicos CAPES/Ministério da Educação (MEC) e biblioteca virtual em saúde (BVS), durante os últimos 5 anos. Para a seleção dos artigos, foram utilizados os seguintes descritores: “Metodologias Ativas”, “Aprendizagem” e “Profissionais De Saúde” a partir das quais foram feitas distintas combinações No que tange aos resultados e discussões, percebe-se que o processo de formação dos profissionais de saúde está, prematuramente, ligado à íntima convivência entre os mestres e seus aprendizes, em um processo conhecido por Ariès de aprendizagem, onde o estudante (aprendiz) não recebe o conhecimento ou habilidade numa via unidirecional, mas participa juntamente com o mestre (professor) na produção deste. Nesta perspectiva, apresenta-se a importância da aplicação de metodologias ativas, como a metodologia da problematização, que a partir das situações do cotidiano, da problematização em grupo, traz a possibilidade de uma reflexão crítica e aprendizagem coletiva, da equipe de trabalho, pensando nas soluções dos seus problemas reais do cotidiano. Portanto, fica notório a necessidade de uma reformulação da proposta curricular das instituições de nível superior que ofertem cursos na área da saúde, que abordem conteúdos de forma mais dinâmica e permitam uma maior aproximação entre professores e alunos, bem como consigam colaborar para a formação de profissionais críticos e reflexivos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID10179_TB2276_06042024185531.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA JAÍNNE CAMPELO CHAVES" "autor_nome_curto" => "JAÍNNE" "autor_email" => "jainne.campelo@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110481 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2276 "inscrito_id" => 10179 "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "As mudanças ocorridas na sociedade contemporânea têm levantado a discussão sobre o processo de ensino e aprendizagem. As metodologias ativas trabalham com uma concepção de educação crítico-reflexiva, com base em estímulo no processo ensino e aprendizagem, resultando em envolvimento por parte do educando na busca pelo próprio conhecimento. Nesse sentido, objetiva-se discutir o uso das metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem na formação de profissionais da área da saúde. Trata-se de uma revisão de literatura, utilizando assim, a busca de artigos nas bases de dados como, Scientific Electronic Library Online (Scielo), Portal de Periódicos CAPES/Ministério da Educação (MEC) e biblioteca virtual em saúde (BVS), durante os últimos 5 anos. Para a seleção dos artigos, foram utilizados os seguintes descritores: “Metodologias Ativas”, “Aprendizagem” e “Profissionais De Saúde” a partir das quais foram feitas distintas combinações No que tange aos resultados e discussões, percebe-se que o processo de formação dos profissionais de saúde está, prematuramente, ligado à íntima convivência entre os mestres e seus aprendizes, em um processo conhecido por Ariès de aprendizagem, onde o estudante (aprendiz) não recebe o conhecimento ou habilidade numa via unidirecional, mas participa juntamente com o mestre (professor) na produção deste. Nesta perspectiva, apresenta-se a importância da aplicação de metodologias ativas, como a metodologia da problematização, que a partir das situações do cotidiano, da problematização em grupo, traz a possibilidade de uma reflexão crítica e aprendizagem coletiva, da equipe de trabalho, pensando nas soluções dos seus problemas reais do cotidiano. Portanto, fica notório a necessidade de uma reformulação da proposta curricular das instituições de nível superior que ofertem cursos na área da saúde, que abordem conteúdos de forma mais dinâmica e permitam uma maior aproximação entre professores e alunos, bem como consigam colaborar para a formação de profissionais críticos e reflexivos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID10179_TB2276_06042024185531.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA JAÍNNE CAMPELO CHAVES" "autor_nome_curto" => "JAÍNNE" "autor_email" => "jainne.campelo@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }