Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BULLYING, VIOLÊNCIA ESCOLAR E PRECONCEITO: ANÁLISANDO O HABITUS A PARTIR DO CAMPO EDUCACIONAL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar o habitus em relação ao bullying, levando a questionar se os estudantes de grupos privilegiados são mais propensos a praticar bullying, enquanto os de grupos desfavorecidos são mais propensos a sofrê-lo, em outras palavras, o bullying reflete uma estrutura de dominação. Ou seja, os estudantes de maior nível socioeconômico mais propensos a agir como agressores e os de menor nível mais propensos a serem vítimas, tanto em escolas públicas quanto privadas. Essa dinâmica pode, nos faz lembrar, da teoria da dominação simbólica de Bourdieu, mostrando como o habitus das classes sociais mais altas pode influenciar a prática de bullying como forma de expressão de superioridade. Os estudantes de classes sociais inferiores, por outro lado, podem sofrer mais bullying devido ao habitus “dominado” que os coloca em posição de desvantagem nas dinâmicas de poderes escolares, dificultando sua capacidade de resistir e interromper os ciclos de violência e dominação. A participação nesta pesquisa não trará complicações legais, uma vez que será submetido ao Comitê de Ética da instituição. Nenhum dos procedimentos usados oferece riscos à dignidade do(a) entrevistado(a). Todas as informações coletadas neste estudo serão estritamente confidenciais. Somente a pesquisadora e o orientador terão conhecimento dos dados coletados. Todas as informações coletadas neste estudo serão estritamente confidenciais. A participação nesta pesquisa não terá nenhum benefício direto. Este estudo trará informações importantes sobre o tema abordado na pesquisa, de forma que o conhecimento que será construído a partir desta pesquisa possa contribuir no campo educacional.

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