COMO FUTUROS PROFESSORES AVALIAM O USO DE ATIVIDADES ATIVIDADES EXTERNAS À SALA DE AULA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA?
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110522 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2338 "inscrito_id" => 9259 "titulo" => "COMO FUTUROS PROFESSORES AVALIAM O USO DE ATIVIDADES ATIVIDADES EXTERNAS À SALA DE AULA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA?" "resumo" => "O uso de atividades externas à sala de aula (AESA) no ensino de Ciências e Biologia (ECB) tem sido amplamente defendido. Visando contribuir para o uso dessa estratégia na prática docente, tem-se realizado semestralmente uma formação específica sobre planejamento e desenvolvimento de AESA no ECB junto a estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas em contexto de Prática como Componente Curricular. A formação é realizada em três aulas totalizando doze horas de carga horária. A primeira aula é teórica sobre o conceito de AESA e dos potenciais didáticos de elementos da diversidade geológica, biológica e cultural comuns em espaços urbanos e periurbanos e que podem ser utilizados pelo professor para AESA no espaço escolar, no entorno e nas proximidades. Nessa aula também é apresentado aos estudantes o fluxograma de viabilidade de realização de AESA (envolvendo aspectos logísticos como distância, transporte, disponibilidade de tempo, alimentação e hospedagem) e uma proposta metodológica de planejamento de AESA envolvendo seis etapas. Na segunda aula, realiza-se com os licenciandos uma AESA no próprio campus em que estudam para observação e estudo dos elementos diversos que ocorrem no local e dos potenciais didáticos desses elementos. Utiliza-se um roteiro com algumas estações de observação e estudo (EOEs) pré-estabelecidas. A avaliação do potencial didático das EOEs considera quatro aspectos: questões logísticas (segurança, infraestrutura e acessibilidade); riqueza e diversidade de elementos naturais/culturais; potenciais para realização de práticas pedagógicas e interpretativas; ancoragens em diretrizes curriculares. Após a aula de campo, realiza-se um grupo focal para uma análise estratégica do uso das AESA, fazendo-se uso de uma matriz FOFA adaptada. Na terceira aula, os estudantes preparam e apresentam um relatório detalhado das análises dos potenciais didáticos. Os resultados indicam como os futuros professores avaliam o uso da AESA como estratégia de ensino, suas potencialidades e limitações no ECB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9259_TB2338_07042024120918.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAXWELL LUIZ DA PONTE" "autor_nome_curto" => "Maxwell" "autor_email" => "maxwell.ponte@uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110522 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2338 "inscrito_id" => 9259 "titulo" => "COMO FUTUROS PROFESSORES AVALIAM O USO DE ATIVIDADES ATIVIDADES EXTERNAS À SALA DE AULA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA?" "resumo" => "O uso de atividades externas à sala de aula (AESA) no ensino de Ciências e Biologia (ECB) tem sido amplamente defendido. Visando contribuir para o uso dessa estratégia na prática docente, tem-se realizado semestralmente uma formação específica sobre planejamento e desenvolvimento de AESA no ECB junto a estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas em contexto de Prática como Componente Curricular. A formação é realizada em três aulas totalizando doze horas de carga horária. A primeira aula é teórica sobre o conceito de AESA e dos potenciais didáticos de elementos da diversidade geológica, biológica e cultural comuns em espaços urbanos e periurbanos e que podem ser utilizados pelo professor para AESA no espaço escolar, no entorno e nas proximidades. Nessa aula também é apresentado aos estudantes o fluxograma de viabilidade de realização de AESA (envolvendo aspectos logísticos como distância, transporte, disponibilidade de tempo, alimentação e hospedagem) e uma proposta metodológica de planejamento de AESA envolvendo seis etapas. Na segunda aula, realiza-se com os licenciandos uma AESA no próprio campus em que estudam para observação e estudo dos elementos diversos que ocorrem no local e dos potenciais didáticos desses elementos. Utiliza-se um roteiro com algumas estações de observação e estudo (EOEs) pré-estabelecidas. A avaliação do potencial didático das EOEs considera quatro aspectos: questões logísticas (segurança, infraestrutura e acessibilidade); riqueza e diversidade de elementos naturais/culturais; potenciais para realização de práticas pedagógicas e interpretativas; ancoragens em diretrizes curriculares. Após a aula de campo, realiza-se um grupo focal para uma análise estratégica do uso das AESA, fazendo-se uso de uma matriz FOFA adaptada. Na terceira aula, os estudantes preparam e apresentam um relatório detalhado das análises dos potenciais didáticos. Os resultados indicam como os futuros professores avaliam o uso da AESA como estratégia de ensino, suas potencialidades e limitações no ECB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9259_TB2338_07042024120918.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAXWELL LUIZ DA PONTE" "autor_nome_curto" => "Maxwell" "autor_email" => "maxwell.ponte@uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }