Este resumo oral visa expor resultados parciais de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo verificar o impacto sobre o domínio de conteúdo dos alunos do curso de História no segundo semestre de 2023, no turno vespertino e noturno envolvendo os estudantes que trabalham durante o dia e estuda à noite e os alunos do turno vespertino que dispõe de tempo integral para os estudos, ambos os alunos da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão- UEMASUL. Trata-se de uma pesquisa descritiva explicativa com uma abordagem quantitativa e explicativa, ou seja, busca uma explicação da realidade por meio da quantificação e ao mesmo tempo procura uma interpretação do fenômeno por meio da compreensão de suas inter-relações. Recorremos aos métodos comparativo e estatístico. Utilizamos o primeiro com a finalidade de verificar semelhanças e divergências entre os dois grupos de alunos utilizando-se da coleta de informações em diferentes fontes da instituição: disciplinas; notas; frequências de assiduidade e participações e o segundo enquanto teoria estatística das probabilidades para comprovarem as relações entre os turnos oferecidos pela universidade verificando sua natureza, frequência e significado. Resulta parcialmente pelos dados colhidos uma perca de 17,4 % do domínio do conteúdo das Disciplinas Pedagógicas que são 11 disciplinas com 660h, bem como nas Disciplinas Eletivas: 13 disciplinas/780h. Por outro lado os dados inconclusos apresenta melhor desempenho nas Disciplinas Específicas Obrigatória: 40 disciplinas / 2.855h. Na condição indiciaria parece apontar a pesquisa que os alunos noturnos se detêm nas disciplinas específicas como forma estratégica de mitigar a exaustão da jornada tripla por trabalhar durante o dia e estudarem a noite.