O presente trabalho objetiva apresentar as repercussões das políticas de avaliação externa em larga escala na educação básica, visando a ampliação da compreensão do processo de responsabilização dos gestores e professores da escola pública. Reflexões relevantes vêm sendo realizadas em relação ao direcionamento das políticas educacionais a partir da utilização dos resultados obtidos nessas avaliações. Foram detectados alguns riscos à educação básica pública no Brasil, fazendo-se necessário ampliar as discussões sobre esta dimensão das políticas públicas. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura de autores que discutem a temática das políticas avaliativas da educação básica brasileira e as iniciativas de avaliação em larga escala a nível federal, estadual e municipal. Para fundamentar as discussões, busca-se apoio nos achados de Silva (2000), Neves (2005), Afonso (2009-2014), Bonamino e Sousa (2013), Silva, Silva, Freire (2022), Silva e Garcia (2022). Dentre os resultados encontrados, podemos destacar o processo de reconversão docente, minimização do currículo escolar e a política de responsabilização, forte ou branda, direcionada aos gestores e professores, sem considerar o contexto e a realidade social em que a escola e a comunidade escolar estão inseridas.