O USO DE PADLET COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109446 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 821 "inscrito_id" => 7247 "titulo" => "O USO DE PADLET COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA" "resumo" => "A emergência da implementação de novas práticas educativas tem ocupado espaço significativo no contexto das universidades, tendo em vista o período da pandemia que impulsionou a vivência de experiências importantes do uso das tecnologias educacionais que potencializaram a participação e a colaboração do estudante no processo de aprendizagem. A partir desta vivência foi evidenciada a necessidade de mudança no processo de avaliação da aprendizagem objetivando valorizar a inserção dos estudantes em um processo de registros de suas aprendizagens diárias, a partir de suas reflexões sobre quais aspectos das aulas foram relevantes para sua aprendizagem e como estes aspectos contribuíram para seu processo formativo no curso de Biologia. O padlet foi utilizado como recurso virtual para construção individual de um portfólio, onde cada estudante de forma autoral, após orientação didática, elaborou o seu mural online registrando diariamente cada momento de aprendizagem. A experiência vivenciada através do padlet como instrumento de avaliação formativa, no curso de Bacharelado e Licenciatura em Biologia, da UESB, teve como objetivo avaliar a aprendizagem em Geologia e Paleontologia, no percurso diário de reflexão sobre os aspectos principais dos temas trabalhados, e de como estes aspectos contribuiam para o processo formativo. Ao experienciar o uso deste recurso nas disciplinas do curso de Biologia, separadamente, e constatar a sua potencialidade para a aprendizagem, sugere-se que o mesmo possa ser utilizado de diferentes formas, oportunizado o trabalho colaborativo no semestre, de forma interdisciplinar, onde os componentes curriculares do semestre, podem utilizar-se de um mural online único para registrarem suas aprendizagens. A potencialidade do uso desta interface como oportunidade de avaliação formativa permite aos estudantes a reflexão sobre a importância dos temas trabalhados em seu processo de formação, a autoavaliação, e ao mesmo tempo, estimula o entendimento sobre a função destes temas e a sua aplicação no contexto social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "673f20b8e8ac6_21112024085952.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => "2024-11-21 08:59:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DECÁSSIA ANJOS BITTENCOURT BARRETO" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "rita.anjos@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109446 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 821 "inscrito_id" => 7247 "titulo" => "O USO DE PADLET COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA" "resumo" => "A emergência da implementação de novas práticas educativas tem ocupado espaço significativo no contexto das universidades, tendo em vista o período da pandemia que impulsionou a vivência de experiências importantes do uso das tecnologias educacionais que potencializaram a participação e a colaboração do estudante no processo de aprendizagem. A partir desta vivência foi evidenciada a necessidade de mudança no processo de avaliação da aprendizagem objetivando valorizar a inserção dos estudantes em um processo de registros de suas aprendizagens diárias, a partir de suas reflexões sobre quais aspectos das aulas foram relevantes para sua aprendizagem e como estes aspectos contribuíram para seu processo formativo no curso de Biologia. O padlet foi utilizado como recurso virtual para construção individual de um portfólio, onde cada estudante de forma autoral, após orientação didática, elaborou o seu mural online registrando diariamente cada momento de aprendizagem. A experiência vivenciada através do padlet como instrumento de avaliação formativa, no curso de Bacharelado e Licenciatura em Biologia, da UESB, teve como objetivo avaliar a aprendizagem em Geologia e Paleontologia, no percurso diário de reflexão sobre os aspectos principais dos temas trabalhados, e de como estes aspectos contribuiam para o processo formativo. Ao experienciar o uso deste recurso nas disciplinas do curso de Biologia, separadamente, e constatar a sua potencialidade para a aprendizagem, sugere-se que o mesmo possa ser utilizado de diferentes formas, oportunizado o trabalho colaborativo no semestre, de forma interdisciplinar, onde os componentes curriculares do semestre, podem utilizar-se de um mural online único para registrarem suas aprendizagens. A potencialidade do uso desta interface como oportunidade de avaliação formativa permite aos estudantes a reflexão sobre a importância dos temas trabalhados em seu processo de formação, a autoavaliação, e ao mesmo tempo, estimula o entendimento sobre a função destes temas e a sua aplicação no contexto social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "673f20b8e8ac6_21112024085952.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => "2024-11-21 08:59:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DECÁSSIA ANJOS BITTENCOURT BARRETO" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "rita.anjos@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }