O presente estudo aborda a relevância do assessoramento psicopedagógico para professores alfabetizadores do município de Caaporã. Foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar os educadores do município a mitigar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao desenvolvimento da alfabetização, tendo em vista que os alunos da rede pública de ensino apresentaram baixo desempenho em provas de larga escala nas competência de leitura e escrita realizadas pelo Governo do Estado. Para tanto, foi necessário a realização de uma capacitação para professores alfabetizadores sobre “Alfabetização Baseada em Evidências”. O levantamento dos dados, ou seja, das principais demandas a serem trabalhadas nas capacitações, foi realizado por meio de diálogos e interações com o público-alvo no campo de pesquisa. Realizou-se assim, uma pesquisa-ação, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se que os professores se envolveram profundamente no processo de capacitação e apresentaram diversas dúvidas quanto ao método certo de alfabetizar e como utilizá-lo em sala de aula, uma parcela de educadores já possuía conhecimento sobre a importância da associação grafema-fonema e do domínio da mesma para a construção da leitura e da escrita e observou-se também que os alfabetizadores demonstraram interesse em se aprofundar ainda mais na temática “Alfabetização Baseada em Evidências”, permitindo concluir que o assessoramento psicopedagógico é indispensável para auxiliar os educadores a superar as dificuldades presentes no processo educativo e contribuir para um melhor desempenho por parte dos alunos.